segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Evangelho e Reflexão do dia 31 de janeiro de 2022

 Santa e abençoada segunda-feira para todos!!! “Conta-lhes tudo o que o Senhor fez por ti.” 

ORAÇÃO INICIAL Jesus, agradecemos-Te tudo o que fazes por cada um, em cada dia. 

 PALAVRA DE DEUS

 Hoje, escutamos Marcos 5, 1-20. Logo que Jesus desceu do barco, veio ao Seu encontro, saído dos túmulos, um homem possesso de um espírito maligno. Tinha nos túmulos a sua morada, e ninguém conseguia prendê-lo, pois já fora preso muitas vezes com grilhões e correntes, e despedaçara os grilhões e quebrara as correntes; ninguém era capaz de o dominar. Andava sempre, dia e noite, entre os túmulos e pelos montes, a gritar e a ferir-se com pedras. Avistando Jesus ao longe, correu, prostrou-se diante Dele e disse em alta voz: «Que tens a ver comigo, ó Jesus, Filho do Altíssimo? Conjuro-te, por Deus, que não me atormentes!» Jesus disse: «Sai desse homem, espírito maligno.». (…) Ao chegarem junto de Jesus, viram o possesso sentado, vestido e em perfeito juízo, ele que estivera possuído de uma legião; e ficaram cheios de temor. (…) Então, pediram a Jesus que Se retirasse do seu território. Jesus voltou para o barco e o homem que fora possesso suplicou-Lhe que o deixasse andar com Ele. Não lho permitiu. Disse-lhe: «Vai para tua casa, para junto dos teus, e conta-lhes tudo o que o Senhor fez por ti e como teve misericórdia de ti.» Ele retirou-se, começou a apregoar na Decápole o que Jesus fizera por ele, e todos se maravilhavam.

 PISTAS DE ORAÇÃO 

Um homem possesso de um espírito maligno vem ter com Jesus. Parece que O desafia com a pergunta: “Que tens a ver comigo, ó Jesus?” Parece querer entrar em disputa com Ele: “O que fazes no meu território?” Quando os espíritos malignos nos dominam (e aqui, ao que parece, eram muitos), entramos em conflito conosco e com os outros. E, supostamente, também com o Espírito Santo que nos habita. Se não fazemos nada para impedir que o mal tenha mais força em nós, cada vez se torna mais difícil dominá-lo. Como diz S. Paulo, tornamo-nos escravos do pecado. Isso magoa-nos e magoa outros. Jesus não vê apenas aquilo que todos veem: vê o que está por detrás – um homem necessitado de salvação. Jesus veio para isto: para libertar os “que vivem nos túmulos” através do Seu amor, para que cada um de nós possa viver para o que fomos feitos, para a liberdade, como verdadeiros filhos de Deus. Temos tanto medo do desconhecido! Às vezes, preferimos viver “acorrentados” ao que conhecemos, acomodados à nossa vidinha e não nos pomos a caminho ao encontro de Jesus, para que nos mostre voos mais altos, de plena liberdade. 

 ORAÇÃO FINAL

 Jesus, sei que tens muito a ver comigo, que não me deixas sozinha na minha humanidade ferida, mas que vens continuamente ao meu encontro para que me deixe amar, curar, libertar. Que eu possa ser testemunha de tudo o que fazes por mim e anunciar as Tuas maravilhas! Amém!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário