segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

Evangelho e Reflexão do Batismo do Senhor - 9.1.2022 - ano C

 Santo e abençoado Domingo para todos!!! “Eis o Meu servo, a quem Eu protejo” 

ORAÇÃO INICIAL

 Senhor, dá- me força e coragem para Te anunciar nos lugares mais recônditos desta sociedade, aos corações mais tristes e sem esperança. 

 PALAVRA DE DEUS 

Somos convidados a rezar com a leitura do Livro de Isaías 42, 1-4.6-7. Diz o Senhor: «Eis o Meu servo, a quem Eu protejo, o Meu eleito, enlevo da minha alma. Sobre ele fiz repousar o Meu espírito, para que leve a justiça às nações. Não gritará, nem levantará a voz, nem se fará ouvir nas praças; não quebrará a cana fendida, nem apagará a torcida que ainda fumega: proclamará fielmente a justiça. Não desfalecerá nem desistirá, enquanto não estabelecer a justiça na terra, a doutrina que as ilhas longínquas esperam. Fui Eu, o Senhor, que te chamei segundo a justiça; tomei-te pela mão, formei-te e fiz de ti a aliança do povo e a luz das nações, para abrires os olhos aos cegos, tirares do cárcere os prisioneiros e da prisão os que habitam nas trevas». 

 PISTAS DE ORAÇÃO

 Com aproximadamente 700 anos de antecedência, o Profeta Isaías anuncia a vinda do Messias. A sua mensagem é inequívoca e encontramos nela uma descrição perfeita da figura de Jesus. Mas o texto também nos fala de um tempo que falta concretizar, de uma utopia por viver. Para uns, isso poderá significar um erro nas Escrituras ou simplesmente a banalização da figura de Jesus como apenas mais um profeta, quiçá uma mera figura histórica ou política. Para nós, cristãos, significa que há muitos lugares onde Jesus ainda não chegou, muitos corações onde nunca entrou, muitas pessoas que vivem acorrentadas à espera do seu Messias. O anúncio do Messias feito por Isaías teve o condão de antecipar Jesus, de dar justiça e esperança ao povo. O nosso anúncio deve ser uma concretização inequívoca desta esperança. 

ORAÇÃO FINAL 

Maria, Mãe querida, nossa Mãe! Ajuda-me a não desistir de procurar justiça e a luz e de seguir a porta aberta pelo Teu muito amado Filho. Ámen!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário