sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Evangelho e Reflexão do dia 28 de janeiro de 2022

 Santa e abençoada Sexta-feira para todos!!! «O reino de Deus é como um homem que lançou a semente à terra…» 

 ORAÇÃO INICIAL

 Senhor, quero pedir a graça de saber escutar interiormente o que tens para me dizer hoje na oração, pois sei por experiência própria, que a Tua Palavra transforma a minha vida.

 PALAVRA DE DEUS

 A Tua Palavra de hoje está no Evangelho segundo São Marcos 4, 26-34: Naquele tempo, disse Jesus à multidão: «O reino de Deus é como um homem que lançou a semente à terra. Dorme e levanta-se, noite e dia, enquanto a semente germina e cresce, sem ele saber como. A terra produz por si, primeiro a planta, depois a espiga e por fim o trigo maduro na espiga. E quando o trigo o permite, logo se mete a foice, porque já chegou o tempo da colheita».(…). Jesus pregava-lhes a palavra de Deus com muitas parábolas como estas, conforme eram capazes de entender. E não lhes falava senão em parábolas; mas, em particular, tudo explicava aos Seus discípulos.

 PISTAS DE ORAÇÃO 

Realizar com brio as tarefas que estão sob a minha responsabilidade também é fazer, de alguma forma, a vontade de Deus, ajudando por isso a concretizar o seu Reino. Acredito que qualquer cristão é chamado a dar o seu melhor onde quer que esteja. Ao ler esta passagem do Evangelho de São Marcos com a parábola da semente e do semeador, onde Jesus parece querer dizer que o agricultor por muito brio que coloque nas suas tarefas de cuidar da sementeira (regar, adubar, etc) não é ele que faz germinar e crescer a planta (“A terra produz por si”), faz-me recordar que por muito empenho que coloque no que faço para ajudar na construção do Reino de Deus, não me basto a mim próprio. Frequentemente, «dar o meu melhor» passa por tentar garantir que tenho tudo controlado para obter os resultados esperados. E Jesus com estas palavras, desmonta-me. Diz-me que eu apenas devo “cuidar para que”. “E quando o trigo o permite”... Como encaro a incerteza e a dependência de outros nas tarefas que tenho sob a minha responsabilidade? São para mim pontos de fragilidade que me causam ansiedade? Como podem as palavras de Jesus ajudar-me a viver melhor estas situações? “..logo se mete a foice, porque já chegou o tempo da colheita”. O tempo da colheita é um tempo de alegria, de satisfação com o trabalho realizado, não obstante as incertezas. Como pode Jesus com estas palavras ajudar-me a partilhar essa alegria e satisfação com aqueles que estiveram comigo nesse caminho? 

ORAÇÃO FINAL 

Jesus, quero agradecer-Te este momento de oração em que me falaste da construção do Reino e da forma como devo levar o que me é confiado, sempre com a consciência de que não me basto a mim próprio. Ámen!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário