segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

Evangelho e Reflexão do dia 10 de janeiro de 2022

 Santa e abençoada segunda-feira para todos!!! “Eis o Meu servo, a quem Eu protejo” 

ORAÇÃO INICIAL

 Senhor, acabamos ontem o tempo de Natal e começamos o tempo comum. Esse tempo tão normal como a vida mesma. É verdade que precisamos de tempos especiais, mas é na normalidade rotineira da vida que se jogam as grandes apostas. Por isso, ajuda-nos a viver conTigo no caminho simples de cada dia. 

PALAVRA DE DEUS 

Tu ajudas-nos a apostar em Ti através de Marcos 1, 14-20: Depois de João ter sido preso, Jesus partiu para a Galileia e começou a proclamar o Evangelho de Deus, dizendo: «Cumpriu-se o tempo e está próximo o reino de Deus. Arrependei-vos e acreditai no Evangelho». Caminhando junto ao mar da Galileia, viu Simão e seu irmão André, que lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores. Disse-lhes Jesus: «Vinde comigo e farei de vós pescadores de homens». Eles deixaram logo as redes e seguiram-n’O. Um pouco mais adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João, que estavam no barco a consertar as redes; e chamou-os. Eles deixaram logo seu pai Zebedeu no barco com os assalariados e seguiram Jesus. 

PISTAS DE ORAÇÃO 

Acabámos de ouvir o grande convite à conversão, com que começa o Evangelho de Marcos. Já sabemos que Evangelho significa boa notícia… e a primeira boa notícia que Tu, Jesus, começastes a proclamar foi o convite à conversão, ao arrependimento. No início do ano é essencial reconhecermos que precisamos de mudança, de não repetir sempre os mesmos modos de pensar, mas de reconhecer que há coisas que precisamos de repensar e ousar mudar. Precisamos, sem justificações, de nos deixarmos transformar… A conversão é o primeiro fruto da Palavra de Deus no coração e o ponto de partida no caminho que leva a Deus, ou antes, a primeira resposta que podemos dar a Deus que Se dirige a nós. Por isso convido-te a que te ponhas sinceramente diante de Deus e lhe perguntes: Senhor, a que arrependimento me convidas? Como posso acreditar mais no teu Evangelho? O segundo fruto da conversa com Jesus é escutar não só o convite à conversão, mas também a seguir-Lhe: «Vinde comigo e farei de vós pescadores de homens. Eles deixaram logo as redes e seguiram-n’O». Ser cristão não é questão de boas ideias, nem sequer de uma perfeição moral, mas de uma vida em relação, em seguimento que procura levar outros a Jesus. Pergunta-lhe a Jesus, hoje, como te chama? A quê te chama? E a quem te envia?

 ORAÇÃO FINAL 

Jesus, obrigada por quereres irromper com tanta força na minha vida neste início de ano. Não deixes que seja indiferente às Tuas palavras. Ajuda-me a que me deixe transformar por elas e que possa seguir-Te na estrada da vida, ajudando com os meus gestos e palavras que muitas outras pessoas possam conhecer o Teu olhar e o Teu cuidado. Ámen!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário