quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

Leitura e Reflexão da palavra de Deus do dia 19 de janeiro de 2022

 Santa e abençoada quarta-feira para todos!!!

 «Tu vens contra mim armado de espada, lança e azagaia, e eu vou contra ti em nome do Senhor do Universo» 

 ORAÇÃO INICIAL

 Bendito seja o Senhor, o meu refúgio, que adestra as minhas mãos para a luta e os meus dedos para o combate. (Salmo 143, Refrão) 

PALAVRA DE DEUS

 Leitura do Primeiro Livro de Samuel 17, 32-33.37.40-51: Naqueles dias, David foi levado à presença do rei Saul e disse- -lhe: «Ninguém desanime por causa de Golias. O teu servo irá lutar contra esse filisteu». Mas Saul respondeu-lhe: «Não podes avançar contra esse filisteu para o combateres, porque não passas dum rapazinho, ao passo que ele é homem de guerra desde a sua juventude». David respondeu a Saul: «O Senhor, que me livrou das garras do leão e do urso, me livrará das mãos desse filisteu». Então Saul disse a David: «Vai, e que o Senhor esteja contigo». David tomou o seu cajado nas mãos, escolheu na torrente cinco pedras bem lisas e meteu-as no seu surrão de pastor. Depois, com a funda na mão, avançou contra o filisteu. O filisteu foi-se aproximando pouco a pouco de David, levando à frente o seu escudeiro. Quando olhou e viu David, desprezou-o, porque era um rapaz novo; era loiro e de bela aparência. Disse então a David: «Sou porventura algum cão, para vires contra mim de pau na mão?». E amaldiçoou David em nome dos seus deuses. E acrescentou: «Vem ao meu encontro e eu darei a tua carne às aves do céu e aos animais do campo». Mas David respondeu ao filisteu: «Tu vens contra mim armado de espada, lança e azagaia, e eu vou contra ti em nome do Senhor do Universo, o Deus dos exércitos de Israel, que tu desafiaste. O Senhor vai entregar-te hoje mesmo nas minhas mãos. (…) Então saberá toda a terra que há um Deus em Israel e toda a gente há-de ver que não é pela espada ou pela lança que o Senhor concede a salvação. Porque esta guerra é do Senhor e Ele vos entregará em nossas mãos». (…) 

PISTAS DE ORAÇÃO

 A vitória de David sobre Golias é uma das histórias mais marcantes da nossa cultura e da nossa fé, uma das que mais claramente pretende demonstrar o poder de Deus, sempre incomensuravelmente maior do que a maior força humana. Esta é uma das narrativas que, ainda hoje, nos relembra que, quando confrontados com desafios aparentemente insuperáveis, podemos sempre contar com aquilo que realmente importa, que é o poder do amor de Deus por nós. Ele está sempre conosco, ao nosso lado, e sempre pronto a revelar-se, especialmente nos momentos em que estamos mais débeis, mais sós, mais descrentes e mais frágeis. Saibamos sempre colocar-nos nas mãos de Deus, ao Seu cuidado, ao Seu serviço, sempre disponíveis para acolher o Seu amor infinito. 

ORAÇÃO FINAL 

Senhor, meu Pai Santo, ajuda-nos a rezar e a dizer como São João: “Nós conhecemos e acreditámos no amor de Deus para conosco”. Ámen!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário