segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

Leitura e Reflexão da Palavra de Deus - 17 de janeiro de 2022

 Santa e abençoada segunda-feira para todos!!! Fazer a vontade de Deus, com Deus e ao estilo de Deus 

ORAÇÃO INICIAL

 Bom dia Pai do Céu, bom dia Jesus, bom dia Espírito de Amor, bom dia Mãe do Céu. Ajuda-me, Senhor, não só a querer fazer a Tua vontade, mas a fazê-la também como Tu me indicas. 

PALAVRA DE DEUS 

Leitura do Primeiro Livro de Samuel 15, 16-23: (…) «A obediência vale mais do que os sacrifícios e a docilidade vale mais do que a gordura dos carneiros. A rebelião é como o pecado de feitiçaria e a obstinação é como o crime da idolatria. Porque rejeitaste a palavra do Senhor, também Ele te rejeitou como rei».

 PISTAS DE ORAÇÃO

 Para rezar com a primeira leitura de hoje, precisamos de ser conscientes do contexto dos eventos aí descritos, porque a liturgia, por abreviar, não nos proporciona uma leitura exaustiva do primeiro livro de Samuel. Entre o sábado passado (dia 15 de janeiro) e hoje, Saul foi consagrado rei de Israel pelo profeta Samuel, mas desde o princípio do seu reinado não segue as indicações do Senhor, mesmo que tenha boa intenção ao atuar. Poderíamos dizer que o pecado de Saul é tentar fazer o que o Senhor lhe pede, à sua maneira, e não à maneira de Deus... Naquele tempo e naquele contexto religioso, era muito importante para os judeus rejeitar qualquer forma de idolatria. Estas práticas não só afastavam o povo do culto a Deus, um culto que caminhava na direção de entregar o coração a Deus, mais do que sacrifícios de animais, mas também alienava o homem de si próprio. Viver sob a mentalidade dos ídolos era sucumbir à ideia de que existiam uns deuses que desde as alturas controlavam os seres humanos com os seus caprichos e petições de sacrifícios, sacrifícios que podiam chegar a ser de outros seres humanos, como chegou a acontecer com as religiões da zona de Caná da Galileia. Esta é a razão pela qual o profeta Samuel lembra a Saul que a vontade de Deus era que nenhum desses objetos e bens materiais usados no culto pagão fosse poupado. Era uma questão de afirmar a primazia da relação de escuta e obediência amorosa ao Deus de Israel, negando perentoriamente toda a idolatria. Saul deixa-se enganar pelo seu desejo de fazer as coisas de Deus à sua maneira e não à maneira de Deus. Para nós, cristãos e seguidores de Jesus, também é uma chamada de atenção: quantas vezes temos a tentação de obrigar os nossos filhos ou amigos a rezar ou a ir à missa, só porque sabemos que essa é a vontade de Deus... Só que não podemos chegar a esse objetivo de qualquer maneira. Claro que Jesus quer que os nossos filhos e amigos vão à missa ou que rezem, ou que se comportem de determinada maneira evangélica, mas se usamos a força, ou a chantagem emocional, por exemplo, estamos a cometer o mesmo erro de Saul. A vontade de Deus há-de fazer-se ao estilo de Deus. 

 ORACÃO FINAL

 Jesus, ajuda-me a compreender que o modo de fazer a Tua vontade também é a Tua vontade. Ámen!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário