quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

Evangelho e Reflexão do dia 26 de janeiro de 2022

 Santa e abençoada quarta-feira para todos! “O semeador saiu a semear” 

ORAÇÃO INICIAL

 Bom dia, Pai. Que alegria hoje poder ter este tempo para estar contigo e ouvir o que tens para me dizer.

 PALAVRA DE DEUS 

Hoje falas-nos ao coração, através do Evangelho de São Marcos 4,1-20: Naquele tempo, Jesus começou a ensinar de novo à beira mar. Veio reunir-se junto d’Ele tão grande multidão que teve de subir para um barco e sentar-Se, enquanto a multidão ficava em terra, junto ao mar. Ensinou-lhes então muitas coisas em parábolas. E dizia-lhes no Seu ensino: «Escutai: Saiu o semeador a semear. Enquanto semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho; vieram as aves e comeram-na. Outra parte caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; logo brotou, porque a terra não era funda. Mas, quando o sol nasceu, queimou-se e, como não tinha raiz, secou. Outra parte caiu entre espinhos; os espinhos cresceram e sufocaram-na e não deu fruto. Outras sementes caíram em boa terra e começaram a dar fruto, que vingou e cresceu, produzindo trinta, sessenta e cem por um». E Jesus acrescentava: «Quem tem ouvidos para ouvir, oiça». (…) Disse-lhes ainda: «Se não compreendeis esta parábola, como haveis de compreender as outras parábolas? O semeador semeia a palavra. Os que estão à beira do caminho, onde a palavra foi semeada, são aqueles que a ouvem, mas logo vem Satanás e tira a palavra semeada neles. Os que recebem a semente em terreno pedregoso são aqueles que, ao ouvirem a palavra, logo a recebem com alegria; mas não têm raiz em si próprios, são inconstantes, e, ao chegar a tribulação ou a perseguição por causa da palavra, sucumbem imediatamente. Outros há que recebem a semente entre espinhos. Esses ouvem a palavra, mas os cuidados do mundo, a sedução das riquezas e todas as outras ambições entram neles e sufocam a palavra, que fica sem dar fruto. E os que receberam a palavra em boa terra são aqueles que ouvem a palavra, a aceitam e frutificam, dando trinta, sessenta ou cem por um». 

PISTAS DE ORAÇÃO

 A comparação da seara com as nossas vidas é uma das mais belas parábolas, toca no concreto da nossa vida. O Evangelho é muito explícito: as nossas vidas são terreno onde tu, Pai, queres plantar o teu amor, onde Tu queres fazer-te presente! E, estando em nós, percebemos que terreno queremos ser. Esta é a grande questão, uma questão de fundo que deve mover as nossas vidas! Tu desafias-nos a irmos além da nossa pequenez, a sermos Mais, a atrevermo-nos a ser terreno que dá e gera Vida! Olhando o exemplo de Maria, o desafio é abrirmos verdadeiramente o nosso coração ao Teu amor e deixarmos que Tu moldes e transformes as nossas vidas verdadeiramente! 

 ORAÇÃO FINAL 

Obrigado, Pai, por nunca desistires de mim, e por quereres fazer da minha vida um terreno fértil para o teu AMOR! Eis-me aqui! Ámen!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário