quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Reflexão da Palavra de Deus do dia 12 de janeiro de 2022

 Santa e abençoada quarta-feira para todos!!! «Falai, Senhor, que o Vosso servo escuta.» 

 ORAÇÃO INICIAL 

Obrigada, Senhor, pelo dom da oração. Ajuda-nos a fazer silêncio interior para Te escutar. 

PALAVRA DE DEUS 

Lemos o Primeiro Livro de Samuel 3, 1-10.19-20. O jovem Samuel servia o Senhor sob a direção do sumo-sacerdote Heli. Nesse tempo, a palavra do Senhor fazia-se ouvir raras vezes e as visões não eram frequentes. Certo dia, Heli estava deitado nos seus aposentos; os seus olhos tinham enfraquecido e mal podia ver. A lâmpada de Deus ainda não se tinha apagado e Samuel dormia no templo do Senhor, no lugar onde se encontrava a arca de Deus. O Senhor chamou Samuel e ele respondeu: «Aqui estou». E, correndo para junto de Heli, disse: «Aqui estou, porque me chamaste». Mas Heli respondeu: «Eu não te chamei; torna a deitar-te». E ele foi deitar-se. O Senhor voltou a chamar Samuel. Samuel levantou-se, foi ter com Heli e disse: «Aqui estou, porque me chamaste». Heli respondeu: «Não te chamei, meu filho; torna a deitar-te». Samuel ainda não conhecia o Senhor, porque, até então, nunca se lhe tinha manifestado a palavra do Senhor. O Senhor chamou Samuel pela terceira vez. Ele levantou-se, foi ter com Heli e disse: «Aqui estou, porque me chamaste». Então, Heli compreendeu que era o Senhor que chamava pelo jovem. Disse a Samuel: «Vai deitar-te; e se te chamarem outra vez, responde: ‘Falai, Senhor, que o Vosso servo escuta’». Samuel voltou para o seu lugar e deitou-se. O Senhor veio, aproximou-Se e chamou como das outras vezes: «Samuel, Samuel!». E Samuel respondeu: «Falai, Senhor, que o Vosso servo escuta». Samuel foi crescendo; o Senhor estava com ele e nenhuma das suas palavras deixou de cumprir-se. E todo o Israel, de Dan até Bersabeia, reconheceu que Samuel era realmente um profeta do Senhor. 

 PISTAS DE ORAÇÃO

 A leitura de hoje convida-nos a ter uma atitude de escuta e discernimento. Que diferente é viver à mercê das notícias e dos acontecimentos diários ou viver na fé, acreditando que Deus tem um plano para nós. Ele convida-nos a descobrir e desenvolver a missão que nos dá pessoalmente. Então, a vida ganha mais sentido e transforma-se numa aprendizagem constante de atenção para reconhecer e seguir os sinais de Deus e a Sua voz. Como se passou com Samuel, o Senhor pode chamar-nos numa direção que nem sempre é fácil reconhecer. Discernimento é um caminho onde, com tempo, reconheceremos os frutos do Espírito Santo em nós, como confirmação do chamamento de Deus. Até podemos aprender e avançar com equívocos. Mas é importante ter um acompanhante espiritual, uma pessoa que nos ajude a discernir a voz e os sinais de Deus na nossa vida. Assim foi Heli para Samuel: uma pessoa de confiança e sabedoria. Quem pode ser Heli para mim este ano?

 ORAÇÃO FINAL

 Ajuda-me, Senhor, a acreditar que Tu nos chamas a ser profetas de esperança para o mundo de hoje. Amém!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário