sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Evangelho e Reflexão do dia 21 de janeiro de 2022

 Santa e abençoada Sexta-feira para todos!!! «Chamou à Sua presença aqueles que entendeu». 

ORAÇÃO INICIAL

 Bom dia, Jesus, bom dia, Pai, bom dia, Espírito Santo. Bom dia, Mãe! Obrigada por me acompanharem desde que acordo até que me deito e mesmo enquanto durmo. Obrigada por estarem ao meu lado em todas as minhas idas e vindas. Hoje, ajudem-me a estar atenta para ouvir a voz de Jesus a chamar-me à Sua presença, como fez com os apóstolos. 

 PALAVRA DE DEUS

 Escutemos Marcos 3, 13-19. Jesus subiu a um monte. Chamou à Sua presença aqueles que entendeu e eles aproximaram-se. Escolheu doze, para andarem com Ele e para os enviar a pregar, com poder de expulsar demónios. Escolheu estes doze: Simão, a quem pôs o nome de Pedro; Tiago, filho de Zebedeu, e João, irmão de Tiago, aos quais pôs o nome de Boanerges, isto é, «filhos do trovão»; André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago de Alfeu, Tadeu, Simão, o Cananeu, e Judas Iscariotes, que depois O traiu. 

 PISTAS DE ORAÇÃO 

Jesus decide chamar-nos de novo à Sua presença. Possivelmente, já nos terá chamado noutras ocasiões, ao longo da vida. E nós aproximamo-nos. Hoje, qual é a distância entre mim e Jesus? Subo ao monte para me aproximar Dele? Se Ele me escolheu, quem sou eu para duvidar? Senhor, perdoa-me porque já duvidei da Tua escolha, do Teu chamamento, inclusive, considerei que Te terias enganado e que não era bem eu quem Tu querias chamar. Ou então, que não Te expressaste claramente ou que eu percebi mal o teu chamamento. Diz o Evangelho que escolheste os doze para andarem Contigo e para os enviar a pregar, com poder de expulsar demónios. Tal como eles, nós também somos chamados a caminhar Contigo e a proclamar a Boa Notícia. E a nossa palavra e a nossa vida têm o poder de “expulsar demónios”, ou seja, têm o poder de quebrar as barreiras que nos dividem e de construir pontes por cima dos abismos. Olhando para os Doze, desvendamos alguns dos seus traços com os quais nos podemos identificar. Todos eles eram muito diferentes. Assim, cada um de nós tem algo de único e especial, que revela uma pequena parcela do Reino de Deus; cada um é como uma peça de um puzzle gigante que representa o Reino. Todos somos chamados, todos somos necessários e todos temos algo a dar. 

 ORAÇÃO FINAL 

Terminemos a nossa oração, rezando o salmo 56. Tende piedade de mim, ó Deus, tende piedade, porque em Vós eu procuro refúgio e me abrigo à sombra das Vossas asas, até que passe a tormenta. Clamo ao Deus Altíssimo, a Deus que me enche de benefícios. Do Céu me enviará a salvação, Deus me enviará a Sua bondade e fidelidade. Meu Deus, revelai nas alturas a Vossa grandeza e sobre a terra fazei brilhar a Vossa glória, porque aos céus se eleva a Vossa bondade e até às nuvens a Vossa fidelidade. Ámen!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário