sexta-feira, 29 de abril de 2022

Evangelho e Reflexão do dia 29 de abril de 2022

 Santa e abençoada Sexta-feira para todos!!! “Vinde a Mim, todos os que andais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei” 

ORAÇÃO INICIAL 

Bom dia, Senhor. Agradeço-te por poder parar, por me deixar olhar por ti, por poder colocar nas tuas mãos o meu cansaço, o que me pesa e incomoda, tudo o que me tira a paz e a alegria.

 PALAVRA DE DEUS 

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus 11, 25-30: Naquele tempo, Jesus exclamou: «Eu Te bendigo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas verdades aos sábios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, Eu Te bendigo, porque assim foi do teu agrado. Tudo Me foi dado por meu Pai. Ninguém conhece o Filho senão o Pai e ninguém conhece o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar. Vinde a Mim, todos os que andais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e a minha carga é leve». 

 PISTAS DE ORAÇÃO

 Senhor, conheces-nos tão bem… Sabes que na correria do dia-a-dia é muito fácil vivermos desde as nossas forças, até ficamos completamente esgotados, vazios, a tentar dar aquilo que já não temos nem para nós… E a procurar encher o vazio em fontes que não saciam… Como isto te faz sofrer… Mas não desistes. Qual é a verdade que nos queres revelar? Intuo quer nos queres ensinar a viver como tu. Tu já o experimentaste e sabes bem do que falas. Por isso, convidas-nos a sermos mansos e humildes de coração. E o que significa, no concreto da minha vida, ser manso e humilde de coração? Nestes últimos tempos, perante uma situação concreta de alguém que não estava de acordo com as sugestões que dei, que as sentiu até como uma ameaça, tive vontade de virar as costas, de desistir, de deixar que seguisse o seu caminho. Mas esta decisão não me dava nem paz nem alegria, os dois frutos que mais me ajudam a discernir se estou a fazer a Tua vontade. E, por mais vontade que eu tivesse de desistir, foi no diálogo contigo, Senhor, perguntando muitas vezes, duvidando outras tantas, que intui que me convidavas a permanecer, a escutar o outro, a compreender as suas razões, a contruir a paz, a alargar o espaço da minha tenda e do meu coração. 

 ORAÇÃO FINAL 

Senhor, Tu que és misericordioso e compassivo, paciente e cheio de bondade, não estás sempre a repreender-nos, nem guardas ressentimento cf. Salmo 103, 8-9, ajuda-nos a não teimarmos em viver desde as nossas forças ou de acordo com os nossos critérios, para que as verdades que tanto anseias em partilhar connosco, as possamos experimentar na nossa vida e as possamos anunciar a todos. Ámen!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário