quinta-feira, 14 de abril de 2022

Evangelho e reflexão do dia 14 de abril de 2022

 Abençoada quinta-feira Santa, para todos!!! 

ORAÇÃO INICIAL

 Jesus, acompanhamos-Te hoje, no início dos últimos momentos da Tua vida, que preparaste conscientemente para nós, confiado no Pai. Há, bem dentro de nós, certezas fundadas que nos levam a amar como Tu, quando menos esperamos e quando menos os outros esperam. Vamos, hoje, avivar essas certezas profundas!

 PALAVRA DE DEUS 

Rezamos João 13, 1-15. Antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que chegara a Sua hora de passar deste mundo para o Pai, Ele, que amara os Seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim. No decorrer da ceia, tendo já o Demónio metido no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, a ideia de O entregar, Jesus, sabendo que o Pai Lhe tinha dado toda a autoridade, sabendo que saíra de Deus e para Deus voltava, levantou-Se da mesa, tirou o manto e tomou uma toalha, que pôs à cintura. Depois, deitou água numa bacia e começou a lavar os pés aos discípulos e a enxugá-los com a toalha que pusera à cintura. Quando chegou a Simão Pedro, este disse-Lhe: «Senhor, Tu vais lavar-me os pés?». Jesus respondeu: «O que estou a fazer, não o podes entender agora, mas compreendê-lo-ás mais tarde». Pedro insistiu: «Nunca consentirei que me laves os pés». Jesus respondeu-lhe: «Se não tos lavar, não terás parte comigo». Simão Pedro replicou: «Senhor, então não somente os pés, mas também as mãos e a cabeça». Depois de lhes lavar os pés, Jesus tomou o manto e pôs-Se de novo à mesa. Então disse-lhes: «Compreendeis o que vos fiz? Vós chamais-Me Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque o sou. Se Eu, que sou Mestre e Senhor, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns aos outros. Dei-vos o exemplo, para que, assim como Eu fiz, vós façais também». 

 PISTAS DE ORAÇÃO 

Na celebração desta tarde, conhecida pelo ‘Lava-Pés’, mais uma vez somos convidados especiais, de primeira fila. É dia de vestir traje de convidado e não perder um minuto do fio à meada! Porquê? Porque Jesus, que me tem por amigo, quer falar-me mais por gestos do que por palavras: a Comunhão só pode ser distribuída durante a Missa; canta-se o Glória; tocam-se os sinos, que não voltarão a ser tocados até ao Glória da Vigília Pascal; não se recitará o Credo. Hoje é o dia da “dobradiça” entre o Antigo e o Novo Testamento, entre quem ama os amigos e quem é convidado a amar e a servir até os inimigos. Há muitos que darão um passo atrás no seguimento porque se escandalizarão diante de tal convite; e há aqueles que, com vertigem, darão um passo à frente para Te seguirem, Senhor, o mais de perto possível. E tu? Ouves o teu nome? Sentes a água nos teus pés? O fim da celebração culmina com o sacrário vazio, a igreja sem flores, as cruzes tapadas e o altar desnudado… Sentes o vazio?

 ORAÇÃO FINAL

 Jesus, que a ausência de Ti me faça ajoelhar ante a Tua coragem, o Teu amor e o Teu sim por mim. Vou continuar na primeira fila, de joelhos… Ámen!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário