segunda-feira, 11 de abril de 2022

Evangelho e Reflexão do dia 11 de abril de 2022

Santa e abençoada segunda-feira para todos!!! Para Deus não há impossíveis! 

ORAÇÃO INICIAL

 Jesus, aumenta a minha fé para acreditar que a Tua graça é sempre maior que qualquer limitação e que não há nada que possa condicionar um ser humano a tal ponto que o deixe sem a mínima liberdade. 

PALAVRA DE DEUS

 Evangelho segundo São João 12,1-11: Seis dias antes da Páscoa, Jesus foi a Betânia, onde vivia Lázaro, que Ele tinha ressuscitado dos mortos. Ofereceram-Lhe lá um jantar: Marta andava a servir e Lázaro era um dos que estavam à mesa com Jesus. Então, Maria tomou uma libra de perfume de nardo puro, de alto preço, ungiu os pés de Jesus e enxugou-Lhos com os cabelos; e a casa encheu-se com o perfume do bálsamo. Disse então Judas Iscariotes, um dos discípulos, aquele que havia de entregar Jesus: «Porque não se vendeu este perfume por trezentos denários, para dar aos pobres?». Disse isto, não porque se importava com os pobres, mas porque era ladrão e, tendo a bolsa comum, tirava o que nela se lançava. Jesus respondeu-lhe: «Deixa-a em paz: ela tinha guardado o perfume para o dia da minha sepultura. Pobres, sempre os tereis convosco; mas a Mim, nem sempre Me tereis» 

PISTAS DE ORAÇÃO 

Esbanjar por amor! Um perfume de 300 denários para te ungir! Um denário equivale ao valor de um dia de trabalho; se fosse hoje, estaríamos a falar de cerca de 9.600 euros! Se não lermos bem o que aconteceu, parece uma atitude completamente irracional de Maria. Mas atenção, Jesus tinha ressuscitado o seu irmão Lázaro! Imaginemos como seria o nosso agradecimento se tivéssemos alguém muito querido a morrer, sem qualquer esperança, e de repente fosse curado! Por vezes, detemo-nos no espetacular e perdemos parte da história! A causa deste grande ato de agradecimento foi uma grande manifestação do poder de Deus em Jesus! Jesus, Tu tens poder para me salvar! Dos meus medos, das minhas angústias, do meu egocentrismo, do meu orgulho! Não estou condenado a viver mal! A grande notícia desta leitura é que Tu és Deus; não és um de nós! E muitas vezes fazemos-Te tão pequenino! A outra grande marca desta leitura é que, a um amor sem limites corresponde uma generosidade sem limites! Para mim, que olho para tudo numa relação custo/benefício, custava-me entender este gesto! Mas quem se experimenta muita amado, é capaz de amar muito! E é nesta experiencia de dar e receber amor, que nos realizamos profundamente como pessoas! Como pessoas feitas à imagem e semelhança de Deus! Por isso não nos saciamos com qualquer coisa! E se vivermos no amor e para o amor, vamos causar estranheza, admiração e sim, muitas vezes, rejeição, como Maria aqui experimentou! É na contemplação de Jesus, e na contemplação dos que nos rodeiam, que vamos descobrir o profundo sentido do que somos chamados a viver. Uma vida orante, agradecida e entregue! 

ORAÇÃO FINAL

 Jesus, que este tempo quaresmal seja um tempo de encontro Contigo, assim como foi um tempo de profundo encontro Teu com o Pai. Que seja um tempo de pacificação e de reconciliação. Um dia feliz para todos e uma boa semana Santa! Ámen!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário