segunda-feira, 25 de abril de 2022

Palavra de Deus e sua Reflexão do dia 25 de abril de 2022

 Santa e abençoada segunda-feira para todos!!! “Revesti-vos de humildade” 

 ORAÇÃO INICIAL 

Pai, hoje noto-me um pouco mais ansiosa. Preciso de Te entregar os meus medos e temores para que os agarres Tu e as minhas mãos continuem livres para amar. Nos próximos minutos, ajuda-me a serenar em Ti. 

 PALAVRA DE DEUS 

Rezo com o início da primeira leitura de hoje, 1 Pedro 5, 5b-14: Caríssimos: Revesti-vos de humildade, uns para com os outros, porque «Deus resiste aos soberbos e dá a graça aos humildes». Humilhai-vos sob a poderosa mão de Deus, para que Ele vos exalte no tempo oportuno. Confiai-Lhe todas as vossas preocupações, porque Ele vela por vós. Sede sóbrios e vigiai. O vosso inimigo, o diabo, anda à vossa volta, como leão que ruge, procurando a quem devorar. Resisti-lhe, firmes na fé, sabendo que os vossos irmãos espalhados pelo mundo suportam os mesmos sofrimentos. O Deus de toda a graça, que vos chamou para a sua eterna glória em Cristo, depois de terdes sofrido um pouco, vos restabelecerá, vos aperfeiçoará, vos fortificará e vos tornará inabaláveis. 

PISTAS DE ORAÇÃO

 Hoje celebramos na Igreja a festa de São Marcos, evangelista. Marcos não teve contacto directo com Jesus; mas conheceu o apóstolo Paulo, a quem acompanhou na sua primeira viagem missionária, e foi discípulo de Pedro, de cuja pregação se fez intérprete no Evangelho que escreveu. O seu currículo não terá sido impecável, pois sabemos que após a evangelização de Chipre, quando Paulo planeou uma viagem mais trabalhosa e arriscada ao coração da Ásia Menor, Marcos separou-se de Paulo e Barnabé e voltou a Jerusalém. Terá havido certamente uma rixa, uma incompatibilidade. Não sabemos bem os contornos do conflito, mas o certo é que Marcos, apesar de ter abandonado os seus companheiros, não deixou de seguir o Senhor. Nesse e noutros momentos, a vida tê-lo-á ensinado a ser humilde. A primeira leitura de hoje expressa certamente aquilo que Marcos terá aprendido no seu caminho: “O Deus de toda a graça, que vos chamou para a sua eterna glória em Cristo, depois de terdes sofrido um pouco, vos restabelecerá, vos aperfeiçoará, vos fortificará e vos tornará inabaláveis”. Nós não crescemos só com os acertos, quando a vida corre bem ou quando tudo é fácil. Nós crescemos sobretudo nas quedas, nos desencontros, nos passos em falso, nas crises, nessas horas que primeiramente nos fazem sofrer, mas que depois nos edificam. Nesses momentos, Deus está presente em nós, modelando o nosso barro, restabelecendo-nos, tornando-nos mais fortes. O homem de fé é capaz de ver esse trabalho silencioso. O homem descrente apenas sente o sofrimento da vida, não lhe achando um sentido. Como tenho vivido as minhas crises e abandonos? 

 ORAÇÃO FINAL

 Senhor, aumenta a minha fé. Abre meus olhos para ver como as Tuas mãos estão a segurar o meu barro e a modelá-lo com o Teu amor. Não me deixes paralisar diante dos meus erros. Livra-me da soberba e reveste-me de humildade. São Marcos, intercede por nós. Ámen!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário