terça-feira, 12 de abril de 2022

Leitura e Reflexão da palavra de Deus - 12.04.2022

 Santa e abençoada terça-feira para todos!!! «Farei de ti a luz das nações, para que a Minha salvação chegue até aos confins da terra» 

ORAÇÃO INICIAL 

Bom dia, Pai, Jesus, Espírito Santo. Obrigada pela Vossa fidelidade e pelo Vosso amor. Ajudem-nos a viver esta Semana Santa escutando o Vosso coração. 

 PALAVRA DE DEUS

 Lemos Isaías 49,1-6. O Senhor chamou-me desde o ventre materno, disse o meu nome desde o seio de minha mãe. Fez da minha boca uma espada afiada, abrigou-me à sombra da Sua mão. Tornou-me semelhante a uma seta aguda, guardou-me na sua aljava. E disse-me: «Tu és o Meu servo, Israel, por quem manifestarei a Minha glória». E eu dizia: «Cansei-me inutilmente em vão e por nada gastei as minhas forças». Mas o meu direito está no Senhor e a minha recompensa está no meu Deus. E agora o Senhor falou-me, Ele que me formou desde o seio materno, para fazer de mim o Seu servo, a fim de Lhe restaurar as tribos de Jacob e reconduzir os sobreviventes de Israel. Eu tenho merecimento diante do Senhor e Deus é a minha força. Ele disse-me então: «Não basta que sejas Meu servo, para restaurares as tribos de Jacob e reconduzires os sobreviventes de Israel. Farei de ti a luz das nações, para que a Minha salvação chegue até aos confins da terra». 

 PISTAS DE ORAÇÃO

 A leitura do profeta Isaías na Semana Santa faz-nos entrar no coração e na oração de Jesus nos últimos momentos da Sua vida. Ele é o Servo de Deus que Isaías refere. “O Senhor chamou-me desde o seio materno… fez da minha boca uma espada afiada, abrigou-me à sombra da Sua mão…” Como ser humano, ao deparar-Se com o sofrimento do abandono e traição dos Seus amigos, da injustiça e corrupção humana, Jesus também deve ter-Se questionado no Seu interior: “Cansei-Me inutilmente em vão e por nada gastei as minhas forças.” Mas, vemos como Jesus vive e acredita no que a Palavra de Deus Lhe diz: “Farei de Ti a luz das nações, para que a Minha salvação chegue até aos confins da terra.” Na Gaudium et Spes, documento do Vaticano II, lemos: “os desequilíbrios de que sofre o mundo estão relacionados com o desequilíbrio mais fundamental que tem as suas raízes no coração do ser humano. Como criatura, experimenta-se limitado, mas por outra parte, sente-se ilimitado nos seus desejos e chamado a uma vida superior…” GS 10. Por isso, questiona-se: “Quem é o ser humano? Qual é o sentido da dor, do mal e da morte? O que esperar da sociedade? O que é que segue depois da vida terrena?” Toda a vida de Jesus pretende precisamente iluminar o mistério do ser humano. Ele quer continuar a iluminar-nos para que descubramos soluções para os nossos principais problemas, em cada tempo histórico. Que perguntas trago no meu interior? 

ORAÇÃO FINAL

 Ajuda-me, Jesus, a olhar para Ti e a deixar-me iluminar por Ti. Ámen!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário