sábado, 16 de abril de 2022

Sábado Santo - ano C - 16/4/2022

 Santo e abençoado Sábado para todos!!! «Não nos cansemos de fazer o bem» 

ORAÇÃO INICIAL 

Hoje é Sábado Santo, dia em que não há liturgia. Dia em que experimentamos a ausência; as consequências da injustiça. Em que tomamos consciência de como de um momento para outro a vida tal como a concebíamos pode mudar. 

 PALAVRA DE DEUS 

Face a esta realidade, ajudava-me a citação de Gálatas que o Papa Francisco escolheu para a sua mensagem de Quaresma: «Não nos cansemos de fazer o bem; porque, a seu tempo colheremos, se não tivermos esmorecido. Portanto, enquanto temos tempo, pratiquemos o bem para com todos» Gal 6, 9-10a.

 PISTAS DE ORAÇÃO 

Este Sábado Santo tem muito do que temos vivido e estamos a viver. Nestes últimos anos a vida tal como a projetávamos, principalmente na Europa e no mundo ocidental em geral, mudou. Para alguns de forma mais violenta ainda, porque são vítimas diretas da injustiça e da sede de poder e controlo de outros homens, tal como Jesus o foi. Face a esta realidade sentimo-nos muitas vezes impotentes, imagino como também se sentiram os apóstolos e Maria neste dia. Então qual a resposta a dar nestas circunstâncias? Ajuda-me esta exortação do Papa, a não esmorecemos, a continuarmos a dar o melhor de nós, a procurar incessantemente o bem comum. A compreender que podemos ser homens e mulheres completos se, independentemente das circunstâncias, procurarmos dar o melhor de nós, e não desistirmos de procurar a Deus, porque é Nele que podemos adoçar o nosso coração. As circunstâncias mudam, mas Deus e a Sua Palavra, não. Como diz o Papa Francisco na sua mensagem de Quaresma: «Um primeiro fruto do bem semeado, temo-lo em nós mesmos e nas nossas relações diárias, incluindo os gestos mais insignificantes de bondade. Em Deus, nenhum ato de amor, por mais pequeno que seja, e nenhuma das nossas «generosas fadigas» se perde cf. Exortação Evangelii gaudium, 279. Tal como a árvore se reconhece pelos frutos cf. Mt 7, 16.20, assim também a vida repleta de obras boas é luminosa cf. Mt 5, 14-16 e difunde pelo mundo o perfume de Cristo cf. 2 Cor 2, 15. Servir a Deus, livres do pecado, faz amadurecer frutos de santificação para a salvação de todos cf. Rm 6, 22.» 

ORAÇÃO FINAL

 Penso que os tempos de desolação e angústia, são quando mais precisamos de Deus e Ele mais precisa que sejamos a sua presença e voz nos ambientes em que nos movemos. Este não esmorecer que nos exorta o Papa, é um grande desafio para os Sábados Santos que vivemos nas nossas vidas. Desafio que só é possível se cada vez que fraquejarmos voltarmos a Deus, voltarmos ao abraço do Pai do filho pródigo que não julga, não recrimina, mas que nos resgata para voltarmos ao caminho que nos propõe. Boa Oração e boa Páscoa!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário