sexta-feira, 22 de abril de 2022

Leitura e reflexão da Palavra de Deus 22 de abril de 2022

 Santa e abençoada Sexta-feira para todos!!!   «Em nenhum outro há salvação»   

ORAÇÃO INICIAL

 Bom dia, Jesus Ressuscitado. Bom dia, Papá Deus, Espírito Santo e Maria. Senhor, hoje continuamos a pedir-Te pela Paz no mundo e a pedirmos a Graça de Te anunciarmos como Aquele que pode salvar o homem de si mesmo. 

  PALAVRA DE DEUS:

 Hoje, rezamos com a leitura de Atos dos Apóstolos, capítulo 4, versículos 1 a 12: Naqueles dias, estavam Pedro e João a falar ao povo, depois da cura do cego de nascença, quando surgiram os sacerdotes, o comandante do templo e os saduceus, irritados por eles estarem a ensinar o povo e a anunciar a ressurreição dos mortos que se verificara em Jesus. Apoderaram-se deles e, porque já era tarde, meteram-nos na prisão, até ao dia seguinte. Entretanto, muitos dos que tinham ouvido a palavra de Deus abraçaram a fé e o número de homens elevou-se a uns cinco mil. No dia seguinte, os chefes do povo, os anciãos e os escribas reuniram-se em Jerusalém, com o sumo sacerdote Anás, com Caifás, João e Alexandre, e todos os que eram da família dos príncipes dos sacerdotes. Mandaram vir os Apóstolos à sua presença e começaram a interrogá-los: «Com que poder ou em nome de quem fizestes semelhante coisa?» Então Pedro, cheio do Espírito Santo, disse-lhes: «Chefes do povo e anciãos, já que hoje somos interrogados sobre um benefício feito a um enfermo e o modo como ele foi curado, ficai sabendo todos vós e todo o povo de Israel: É em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, que vós crucificastes e Deus ressuscitou dos mortos, é por Ele que este homem se encontra perfeitamente curado na vossa presença. Jesus é a pedra que vós, os construtores, desprezastes e que veio a tornar-se pedra angular. E em nenhum outro há salvação, pois não existe debaixo do céu outro nome, dado aos homens, pelo qual possamos ser salvos». 


PISTAS DE ORAÇÃO 

Eu sou um apaixonado por estes tempos pós-Páscoa, pois vejo que os apóstolos fazem a mesma experiência que nós – de descobrir a relação com um Jesus que continua presente e vivo, mas de uma forma invisível e a necessitar que eles sejam o relevo que continua a Sua missão de construir o Reino de Deus.  Nesta passagem vemos que Pedro se reconhece como um canal da graça de Deus. Nós também podemos ser assim. Se acreditarmos Nele e permanecemos com Ele seremos seus imitadores através dos quais Deus fará coisas grandes. Este Pedro não tem nada a ver com o Pedro que vimos na paixão ou mesmo nos primeiros dias após a Ressureição. Era um Pedro amedrontado. Pois isto diz-nos que a fé não é coisa de homens fortes e perfeitos, mas de fracos e imperfeitos. É com Deus que somos aquilo que somos de melhor, é com Ele que podemos ser a melhor versão de nós próprios. Para termos este Pedro, Jesus teve de o ir buscar nas suas fugas; os evangelhos falam de pelo menos três aparições de Jesus. Por isso não podemos ficar tristes com as nossas idas e vindas de ao pé de Jesus, Ele não Se cansará de nos ir buscar onde estivermos. Mas temos de ser dóceis ao Seu chamamento, de continuar atentos ao que nos disser, de continuar a ir ao Seu encontro quando nos chamar.  Eu, por exemplo, que tenho pavor a viagens, já fui duas vezes ao México e uma vez a África. Os meus amigos dizem que eu fui sempre dizendo que não ia… tal era a violência que implicava para a minha personalidade. Tentei fugir, claro, encontrar argumentos para não ir… Mas, no fundo, ia mantendo essa atitude orante de fazer o que Ele dissesse. Eu não sou nada corajoso, como se percebe, mas procuro que a minha fraqueza seja o espaço para Ele Se poder manifestar, e para poder derramar a Sua graça.

 
ORAÇÃO FINAL

 Senhor, ajuda-me a entender que não há salvação em mais ninguém nem em mais nada a não ser em Ti. Só Tu tens as respostas que serenam os nossos corações e acalmam as nossas inquietações. Ámen!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário