terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Evangelho de reflexão do dia 5 de janeiro de 2021

 Santa e abençoada terça-feira a todos!!! «Ao multiplicar os pães, Jesus manifestou-Se como profeta» 

 ORAÇÃO INICIAL

 Bom dia, Jesus! Começamos este ano abraçados a uma nova esperança. Depois das dificuldades que temos vivido, chegar ao novo ano com um plano de vacinação em curso até parece mentira. Olha por nós e ajuda-nos a saber dar valor a tudo aquilo que temos e que não foi levado pelo vírus, ao facto de estarmos a lutar contra ele e aos profissionais que nos cuidaram durante todo este tempo. 

PALAVRA DE DEUS 

O Evangelho proposto para hoje é Marcos 6, 34-44.

 Jesus viu uma grande multidão e compadeceu-Se deles, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou então a ensiná-los demoradamente. Como a hora ia já muito adiantada, os discípulos aproximaram-se de Jesus e disseram-Lhe: «O local é deserto e a hora já vai adiantada. Manda-os embora, para irem aos casais e aldeias mais próximas comprar de comer». Jesus respondeu-lhes: «Dai-lhes vós mesmos de comer». Disseram-Lhe eles: «Havemos de ir comprar duzentos denários de pão, para lhes darmos de comer?» Jesus perguntou-lhes: «Quantos pães tendes? Ide ver». Eles foram verificar e responderam: «Temos cinco pães e dois peixes». Ordenou-lhes então que os fizessem sentar a todos, por grupos, sobre a verde relva. Eles sentaram-se, repartindo-se em grupos de cem e de cinquenta. Jesus tomou os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos ao Céu e pronunciou a bênção. Depois partiu os pães e foi-os dando aos discípulos, para que eles os distribuíssem. Repartiu por todos também os peixes. Todos comeram até ficarem saciados; e encheram ainda doze cestos com os pedaços de pão e de peixe. Os que comeram dos pães eram cinco mil homens. 

 PISTAS 

Ensinavas as multidões demoradamente. E demoradamente também é como esperas por mim, Senhor, demoradamente ficas comigo. Esperas o tempo que for preciso. E que paciência precisas de ter! Obrigado, Jesus, pela Tua generosidade e por não me mandares embora quando já é tarde e o local é deserto. Tu não multiplicaste só o alimento, multiplicaste também o tempo. Às vezes, a tentação do descompromisso é mais forte; parece ser mais fácil que cada um saiba de si. Mas ressoam em mim estas tuas palavras: “Dai-lhe vós mesmos de comer!”. Só posso alimentar outros se confiar que tenho os recursos necessários para o fazer; ora, muitas vezes, o que tenho, parece-me pouco... Sem a Tua ajuda, não há multiplicação possível. Ajuda-me, Jesus, a acreditar que a Tua graça opera nos meus pães e peixes, transformando-os em cinco mil ou em quantos forem precisos. Ajuda-me a não despedir ninguém, sem antes tentar fazer a minha parte. Ajuda-me a viver mais comprometido com os outros. 

ORAÇÃO FINAL 

Senhor, hoje quero agradecer-Te as multiplicações que o amor possibilita. Quero agradecer-Te por essa milha extra que supera o impossível, que me faz esticar um bocadinho mais a corda e descobrir que, afinal, sou capaz de mais amor do que aquele que imaginava. Amém!

Sem comentários:

Enviar um comentário