terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Evangelho e reflexão do dia 12 de janeiro de 2021

 Santa e abençoada terça-feira a todos!!!

 «Ensinava-os como quem tem autoridade» 

 ORAÇÃO INICIAL

 Obrigada Senhor porque neste momento me posso fazer mais consciente da Tua presença. Inspiro e expiro e ao sentir a vida posso tocar a Tua vida também em mim.

 PALAVRA DE DEUS 

O Evangelho de hoje é Marcos 1, 21-28: Jesus chegou a Cafarnaum e quando, no sábado seguinte, entrou na sinagoga e começou a ensinar, todos se maravilhavam com a Sua doutrina, porque os ensinava com autoridade e não como os escribas. Encontrava-se na sinagoga um homem com um espírito impuro, que começou a gritar: «Que tens Tu a ver connosco, Jesus Nazareno? Vieste para nos perder? Sei quem Tu és: o Santo de Deus». Jesus repreendeu-o, dizendo: «Cala-te e sai desse homem». O espírito impuro, agitando-o violentamente, soltou um forte grito e saiu dele. Ficaram todos tão admirados, que perguntavam uns aos outros: «Que vem a ser isto? Uma nova doutrina, com tal autoridade, que até manda nos espíritos impuros e eles obedecem-Lhe!». E logo a fama de Jesus se divulgou por toda a parte, em toda a região da Galileia.

 PISTAS 

Começamos esta semana o chamado “tempo comum” na liturgia. Depois de um tempo tão cheio não só na sociedade como nas famílias e na Igreja – vivemos um tempo de preparação para o Natal, o Advento, depois o Natal e toda essa prolongação do mesmo, tivemos o final de um ano intenso, diferente e novo para todos, passamos por epifanias e manifestações; chegamos agora a um tempo ordinário, comum, normal, habitual. Depois o Teu batismo Jesus, entras na “vida pública” e não posso deixar de pensar que isso significa que “entras pela nossa vida adentro”, ou pelo menos assim o queres. Não posso deixar de pensar que me convidas a viver o meu tempo ordinário contigo. 

Experimento que me dizes que depois do alarido chega a calma e Tu queres estar; depois das festas chegam as limpezas e Tu queres estar; depois da multidão chega a solidão e Tu queres estar. O perceber que entras no meu dia a dia comum e corrente faz-me sentir especial e amada por Ti. Afinal de contas cada um dos meus dias conta para Ti. Onde é que ainda Te preciso descobrir, em que lugares estás escondido e ainda não me tinha apercebido? Como no Evangelho que escutamos, em que sinagoga da minha vida entras e começas a ensinar? No meu tempo comum e habitual, como faço da Tua presença um hábito? Senhor, como fazer o extraordinário com o ordinário? 

 ORAÇÃO FINAL

 Senhor, que eu possa recolher, com a Tua ajuda e com o Teu olhar, as sementes que espalhaste durante o tempo de Natal, as lições, as aprendizagens, as partilhas, as presenças, para agora poder cuidar e fazer crescer durante este novo tempo. Amém!

Sem comentários:

Enviar um comentário