quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

Evangelho e reflexão do dia 13 de janeiro de 2021

 Santa e abençoada quarta-feira para todos!!!

 «Curou muitas pessoas, atormentadas por várias doenças» 

ORAÇÃO INICIAL 

Senhor, desassossegada por tantos momentos de incerteza, insegurança e interrogações, neste tempo de contradições, venho ante Ti colocar tudo o que me habita porque sei que Tu, apenas Tu, podes dar sentido e ajudar-me a transcender o que é desconhecido e miséria! 

 PALAVRA DE DEUS

 Disponho-me ao encontro Contigo em Marcos 1, 29-39: Naquele tempo, Jesus saiu da sinagoga e foi, com Tiago e João, a casa de Simão e André. A sogra de Simão estava de cama com febre e logo Lhe falaram dela. Jesus aproximou-Se, tomou-a pela mão e levantou-a. A febre deixou-a e ela começou a servi-los. Ao cair da tarde, já depois do sol-posto, trouxeram-Lhe todos os doentes e possessos e a cidade inteira ficou reunida diante da porta. Jesus curou muitas pessoas, que eram atormentadas por várias doenças, e expulsou muitos demónios. Mas não deixava que os demónios falassem, porque sabiam quem Ele era. De manhã, muito cedo, levantou-Se e saiu. Retirou-Se para um sítio ermo e aí começou a orar. Simão e os companheiros foram à procura d’Ele e, quando O encontraram, disseram-Lhe: «Todos Te procuram». Ele respondeu-lhes: «Vamos a outros lugares, às povoações vizinhas, a fim de pregar aí também, porque foi para isso que Eu vim». E foi por toda a Galileia, pregando nas sinagogas e expulsando os demónios. 

 PISTAS DE ORAÇÃO

 Quando começo a enrolar-me no meu ego, a deixar que o ruido das vozes internas, divisoras da minha identidade profunda, assumam protagonismo, entro numa espiral destruidora de desesperança, de desamor, de agressividade. Quanto mais luto recorrendo às minhas forças, mais a escalada sobe. Só baixando as minhas resistências de autossubsistência, consciente do quanto me custa pedir ajuda e reconhecer que não sei, me devolvo a mim própria à Tua presença porque sozinha não consigo viver. A minha boca pode até proclamar o que o meu coração me diz, mas a cabeça instala a dúvida. Só o reconhecimento da minha pobreza e um salto no abismo de Deus, uns abandonos absolutos me resgatam desta destruição interior e desta dissonância.

 Quando deixo o murmúrio suave da Tua presença, meu Deus, quando deixo esse murmúrio respirar e permito que a cegueira e o nevoeiro dos meus olhos e coração se dissipem, consigo ver os sinais de beleza e bondade que encharcam e ensopam a minha vida. E são tantos! Por experiência, sei o sabor do cair da tarde e do ocaso! Conheço o som das vidraças a fechar e dos setores a descer que me oferecem escuridão e dificuldade. Sei também que nessa mansão de mortos, escura e fria, não fui abandonada nem esquecida! É a Tua palavra que expulsa os meus demônios, a minha divisão interior, a dúvida do Teu amor por mim, a insegurança nas minhas capacidades, a incredulidade de não conseguir concluir os projetos em mãos!

 ORAÇÃO FINAL

 Senhor, enche-me de Ti e capacita-me para apenas escutar a Tua voz e a Tua presença que me acalmam e consolam! Amém!

Sem comentários:

Enviar um comentário