segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Evangelho e reflexão do dia 11 de janeiro de 2021

 Santa e abençoada segunda-feira a todos! «Arrependei-vos e acreditai no Evangelho» 

 ORAÇÃO INICIAL 

Querido Jesus, quero hoje pedir-Te que me ajudes a ser mais constante na minha oração. Que eu Te escute na pequena brisa. Que a Tua presença me abra o coração ao desejo da Tua companhia. Confio-Te os meus desejos, os meus medos, as minhas alegrias e esperanças. 

 PALAVRA DE DEUS

 Rezamos com Marcos 1, 14-20. Depois de João ter sido preso, Jesus partiu para a Galileia e começou a proclamar o Evangelho de Deus, dizendo: «Cumpriu-se o tempo e está próximo o reino de Deus. Arrependei-vos e acreditai no Evangelho». Caminhando junto ao mar da Galileia, viu Simão e seu irmão André, que lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores. Disse-lhes Jesus: «Vinde comigo e farei de vós pescadores de homens». Eles deixaram logo as redes e seguiram-n’O. Um pouco mais adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João, que estavam no barco a consertar as redes; e chamou-os. Eles deixaram logo o seu pai no barco com os assalariados e seguiram Jesus. 

 PISTAS 

As vidas dos discípulos mudaram a partir do dia em que seguiram Jesus. A nossa vida também mudou com o nosso Baptismo. Jesus tomou-nos, fez-nos crescer. Tornou-nos adultos e, através de um encontro, fez-nos aderir a uma experiência, a uma intuição de alguma coisa mais bonita, porque fomos tocados pelo Espírito Santo. Completou-se o tempo. O tempo de Deus, o tempo da nossa conversão, é o momento presente: é aí que Ele Se manifesta e vem ao nosso encontro. 

 Procuremos o rosto de Jesus nas circunstâncias e acontecimentos do dia-a-dia. Jesus inicia a Sua pregação e proclama que é urgente o arrependimento e a mudança de vida; que é preciso acreditar no Evangelho, a boa nova do reino de Deus. Estaremos disponíveis para pedir a graça do arrependimento? Sentimos necessidade de nos converter e mudar a orientação da nossa vida? Desejamos de verdade acreditar no Evangelho que converte e salva? Jesus convida-nos a segui-Lo: “Vinde comigo”. Os pescadores deixaram tudo e seguiram-No. 

Qual tem sido o sentido do nosso caminho? Quais têm sido as nossas opções de vida para seguirmos Jesus? Temos de reconhecer e dar graças pelo caminho que já fizemos, porque é obra de Deus na nossa vida, não obra das nossas forças. Façamos um discernimento sério para identificar aquilo que nos impede de ir mais longe. 

ORAÇÃO FINAL

 Neste tempo de intimidade Contigo, Jesus, pedimos-Te a graça de nos deixarmos converter de todo o coração, a graça de nos arrependermos do que nos afasta do Teu amor e nos impede de pôr em prática a santidade para que fomos criados. Amém!

Sem comentários:

Enviar um comentário