sábado, 30 de janeiro de 2021

Evangelho e reflexão do dia 30 de janeiro de 2021

 Santo e abençoado Sábado para todos!!! «Ama-Me como és!»

 ORAÇÃO INICIAL 

“Não importa sermos pequenos, Não importa de que errâncias chegamos. Deus está sempre disposto a procurar-nos e a encher-nos de uma medida transbordante de Amor. E repete-nos: (…) «Ama-Me como tu és!».” Olá, Jesus. Pego nestas palavras do Cardeal Tolentino para me colocar diante de Ti como Tu gostas, e que é: onde estou, como estou e disponibilizando-me para me deixar amar. 

PALAVRA DE DEUS 

Hoje, escuto-Te em Marcos 4, 35-41 Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse aos seus discípulos: «Passemos à outra margem do lago». Eles deixaram a multidão e levaram Jesus consigo na barca em que estava sentado. Iam com Ele outras embarcações. Levantou-se então uma grande tormenta e as ondas eram tão altas que enchiam a barca de água. Jesus, à popa, dormia com a cabeça numa almofada. Eles acordaram-n’O e disseram: «Mestre, não Te importas que pereçamos?». Jesus levantou-Se, falou ao vento imperiosamente e disse ao mar: «Cala-te e está quieto». O vento cessou e fez-se grande bonança. Depois disse aos discípulos: «Porque estão tão assustados? Ainda não têm fé?». Eles ficaram cheios de temor e diziam uns para os outros: «Quem é este homem, que até o vento e o mar Lhe obedecem?». 

 PISTAS

 Jesus, que bem que me soube escutar de forma nova estas palavras! Quase sempre me soavam a “reprimenda” ou a advertência… Do tipo “Como é possível estares (tão) assutado? Então não tens fé??”…ou “Vá, vamos lá ‘espevitar’ essa fé, que quem tem fé não tem medo!”… Obrigado por me tocares o coração ao escutar estas Tuas palavras não como crítica e sim como desejo amigo de ajuda, como interesse genuíno por mim. Onde dizes «Porque estão tão assutados?», eu escutei «O que te está a assustar?». Senti que não me querias tirar do medo à pressa, e sim ajudar-me a dar nome às minhas ansiedades, às minhas inseguranças… Para que eu não viva em revolta ou em fuga da realidade, quando ela me é desconfortável ou me parece demasiado difícil de suportar… O que me assusta neste momento? A falta de saúde? A falta de uma vida mais previsível e arrumada, sem sobressaltos? Uma conversa difícil que tenho adiado? Aquilo que vão pensar de mim se disser o que penso? Sentir-me sozinho? Depois, Jesus, onde dizes «Ainda não têm fé?», eu escutei «Já experimentaste viver isso que te custa com fé? Como seria viveres isso comigo? Posso ir contigo onde te custa ir?» E continuo a escutar-Te nas palavras do Cardeal Tolentino: «(…) «Ama-Me, tal como és. Eu quero o teu coração esfarrapado, o teu olhar indigente, as tuas mãos vazias e pobres. Eu amo-te até ao fundo da tua fraqueza. Eu amo o Amor dos pobres. Eu quero ver no fundo da tua miséria, crescer o Amor e só o Amor. Se para Me amar, tu esperas primeiro ser prefeito, nunca Me amarás. Ama-Me como és!».”

 ORAÇÃO FINAL 

Jesus, que no meio das tempestades da vida, eu não perca a conexão comigo próprio, com aquilo que sinto. Porque é na minha verdade que sempre me queres. Porque só aí me posso conectar verdadeiramente contigo e escutar essa voz amorosa e cheia de compaixão, que é a Tua presença em mim e o maior dom que posso oferecer ao mundo. Amém!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário