sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Salmo e reflexão do dia 15 de janeiro de 2021

 Santa e abençoada Sexta-feira para todos!!!

 «Narraremos à geração futura o poder do Senhor e as Suas maravilhas» 

 ORAÇÃO INICIAL 

Bom dia, Pai! Que bom é estarmos aqui! Que bom poder iniciar mais um ano, Contigo. Um ano a estrear, em que posso continuar os bons projetos, descobrir Contigo novos projetos e «refazer a mão» em situações em que me esteja a desviar do que é melhor para mim e para os outros. Que bom poder rezar todos os dias, em comunidade, com as pistas Pera aí. Que Teu Espírito venha a nós também através delas...

PALAVRA DE DEUS

 Hoje rezo com um excerto do salmo do dia, o Salmo 77, que, dum modo muito simples e direto, me toca o coração e me inspira novos projetos:

 O que ouvimos e aprendemos e nossos pais nos contaram, narraremos à geração futura: o poder do Senhor e as suas maravilhas. Ergam-se e transmitam a seus filhos para que ponham em Deus a sua confiança e não esqueçam as obras do Senhor, mas guardem os Seus mandamentos. 

 PISTAS 

Há dias, uma amiga pediu-me para falar de Deus à sua filha de 10 anos. Uma menina rebelde e às vezes difícil de educar, mas que, muitas vezes, sem ninguém lhe ter ensinado, junta as mãos para rezar… Também há dias, o meu neto de 4 anos, quando lhe perguntei quem nasceu no dia de Natal, respondeu-me, inocentemente: «O Pai Natal, avó!» Como saberão quem és Tu, Jesus, como viveste, o que disseste, como morreste e ressuscitaste, se ninguém lhes contar? E como Te poderão ter como Amigo, se não souberem que estás aí? Como experimentarão o poder do Deus-Amor e as maravilhas que faz no Mundo e em cada um de nós, se ninguém os ajudar nessa descoberta? Como poderão por Nele a sua confiança se não tiverem provas vivas de que Ele é confiável? E como conhecerão, Jesus, o Teu mandamento novo «Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei», que continua sempre a ser contra-corrente? E quem os ajudará a pô-lo em prática, nas pequenas e grandes decisões do dia-a dia? E portanto a ser felizes, verdadeiramente felizes?

 Na nossa sociedade cada vez mais secularizada não podemos esperar que sejam outros, mesmo da família, que lhes falem de Ti, Jesus. Tenho de ser eu, Senhor. Temos de ser nós! Até porque nós próprios já o aprendemos com outros, com tantos outros, numa longa cadeia que começa nos profetas, nos apóstolos, nos evangelistas e continua nos nossos avós, tios, pais, catequistas, animadores, amigos, etc, etc… «Recebestes de graça, dai de graça», é o que nos diz Jesus. É a nossa altura de continuar a cadeia... 

ORAÇÃO FINAL 

Neste momento a sós que tenho contigo agora, por favor trás ao meu pensamento os meus mais próximos da «geração futura». E inspira-me a pedagogia que posso ter com cada um deles, para que, como diz o Salmo: Experimentem «o poder do Senhor e as Suas maravilhas. Ponham em Deus a sua confiança E guardem os Seus mandamentos de Amor». E assim sejam felizes como têm direito! Que assim seja! Amém!

Sem comentários:

Enviar um comentário