terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Leitura e homilia dos Atos dos Apóstolos - CONVERSÃO DE SÃO PAULO - 26.01.2021

 Santa e abençoada segunda-feira para todos!!!

 “Saulo, Saulo, porque Me persegues?” 

 ORAÇÃO INICIAL 

Bom dia Pai. Hoje, celebramos Paulo, um dos grandes discípulos que teve a audácia de Te levar ao mundo inteiro, que teve a coragem de dar testemunho de Ti, em vida e com a própria vida.

 PALAVRA DE DEUS 

Neste dia em que celebramos Paulo, Tu convidas-nos a ouvir o testemunho de Paulo, na primeira pessoa, em Atos dos Apóstolos 22, 3-16:

 Naqueles dias, Paulo disse ao povo: «Eu sou judeu e nasci em Tarso da Cilícia. Fui, porém, educado nesta cidade de Jerusalém e recebi na escola de Gamaliel uma formação estritamente fiel à Lei dos nossos pais. Era tão zeloso no serviço de Deus, como vós todos sois hoje. Persegui até à morte esta nova religião, algemando e metendo na prisão homens e mulheres, como podem testemunhar o Sumo-Sacerdote e todo o Senado. Recebi até, da parte deles, cartas para os irmãos de Damasco e para lá me dirigi, com a missão de trazer algemados os que lá estivessem, a fim de serem castigados em Jerusalém. Sucedeu, porém, que, no caminho, ao aproximar-me de Damasco, por volta do meio-dia, de repente brilhou ao redor de mim uma intensa luz vinda do Céu. Caí por terra e ouvi uma voz que me dizia: ‘Saulo, Saulo, porque Me persegues?’. Eu perguntei: ‘Quem és Tu, Senhor?’. E Ele respondeu-me: ‘Eu sou Jesus Nazareno, a quem tu persegues’. Os meus companheiros viram a luz, mas não ouviram a voz que me falava. Então perguntei: ‘Que hei-de fazer, Senhor?’. E o Senhor disse-me: ‘Levanta-te e vai a Damasco; lá te dirão tudo o que deves fazer’. Como eu deixei de ver, por causa do esplendor daquela luz, cheguei a Damasco guiado pelas mãos dos meus companheiros. Entretanto, veio procurar-me certo Ananias, homem piedoso segundo a Lei e de boa fama entre todos os judeus que ali viviam. Ele veio ao meu encontro e, ao chegar junto de mim, disse-me: ‘Saulo, meu irmão, recupera a vista’. E, no mesmo instante, pude vê-lo. Ele acrescentou: ‘O Deus dos nossos pais destinou-te para conheceres a sua vontade, para veres o Justo e ouvires a voz da sua boca. Tu serás sua testemunha diante de todos os homens, acerca do que viste e ouviste. Agora, porque esperas? Levanta-te, recebe o batismo e purifica-te dos teus pecados, invocando o seu nome’».

 PISTAS DE ORAÇÃO

 Quem se encontra verdadeiramente com Cristo, é impossível que continue pela mesma estrada, é impossível não ser transformado e tocado por tamanho amor. E muitas vezes é quando caímos do cavalo, quando caímos do alto das nossas certezas e prepotências, é aí que Te reconhecemos, Senhor. Reconhecemos-Te como aquele que nos pede que nos levantemos, após cada queda. A nossa vida tem de ser ao jeito de Paulo, uma constante conversão. E não nos podemos acomodar. Como cristãos, é nosso dever levar esta Boa Nova, esta alegria de Jesus que enche o coração e dá sentido à nossa vida! Obrigado Pai por estes constantes encontros que nos marcam profundamente. Ajuda-nos a confiar e a não ter medo de converter o nosso coração a este Teu amor que não tem fim. E que, como Paulo, sejamos apóstolos da Alegria! 

ORAÇÃO FINAL

 E agora, porque esperas? Levanta-te, recebe o batismo e purifica-te dos teus pecados, invocando o Seu nome! Vai por todo o mundo levar esta Boa Nova: Cristo Vive e quer-nos a todos vivos, dando testemunho deste Amor que não tem fim. Amém!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário