quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Evangelho e reflexão do dia 28 de janeiro de 2021

 Santa e abençoada quinta-feira para todos!!! «Traz-se a lâmpada para ser posta no candelabro» 

ORAÇÃO INICIAL

 Bom dia, Pai. Hoje convidas-me a deixar resplandecer a Tua luz em mim e na minha casa. Que estes dias, que me parecem tão cinzentos e fechados, sejam oportunidades para recomeçar, partindo do que está ao meu alcance. Em confinamento, sinto que a minha missão passa por difundir a Tua mensagem de esperança àqueles com quem vivo, criar um ambiente feliz em casa e rezar por quem está longe, por quem vejo que passa maiores dificuldades e a quem não consigo chegar. 

PALAVRA DE DEUS 

Hoje ouvimos-Te a partir do Evangelho de Marcos 4, 21-25: Naquele tempo, disse Jesus à multidão: «Quem traz uma lâmpada para a pôr debaixo do alqueire ou debaixo da cama? Não se traz para ser posta no candelabro? Porque nada há escondido que não venha a descobrir-se, nem oculto que não apareça à luz do dia. Se alguém tem ouvidos para ouvir, oiça». Disse-lhes também: «Prestai atenção ao que ouvis: Com a medida com que medirdes vos será medido e ainda vos será acrescentado. Pois àquele que tem dar-se-lhe-á, mas àquele que não tem até o que tem lhe será tirado».

 PISTAS

 É bonito, Pai, ver-Te, a Ti e ao Teu amor por mim, como uma lâmpada que deve ser posta no candelabro e não escondida no mais íntimo de mim, debaixo do alqueire ou da cama. É bom sentir que me confias a missão de dar a conhecer a minha fé, de dar a conhecer o amor que sentes por nós e as maravilhas que esse amor opera em mim e nos que me rodeiam. Como posso colocar este amor num candelabro? Como posso deixá-lo iluminar a minha casa, a minha vida, a vida das pessoas mais próximas? Santo Agostinho dizia: “Ama e faz o que quiseres. Se calares, calarás com amor; se gritares, gritarás com amor; se corrigires, corrigirás com amor; se perdoares, perdoarás com amor. Se tiveres o amor enraizado em ti, nenhuma coisa senão o amor serão os teus frutos.” Este convite que me fazes hoje, Senhor, é a amar, a deixar-me amar, aproveitando este tempo de rotinas diferentes, para ter momentos a sós conTigo, deixando-me “embeber” no Teu amor. Só depois da experiência de filha muito amada, poderei procurar amar em igual medida, sabendo que nunca amarei da mesma forma, mas não desistindo de, em cada dia, amar mais e mais… 

ORAÇÃO FINAL 

Querido Pai, aproveito esta Palavra de hoje para lançar o mote para o dia que agora começa ou para a noite e dia seguinte. Que eu ame até não poder mais, na certeza de que só o amor é capaz de me transformar, de transformar quem me rodeia e de transformar o mundo. Que eu use este tempo de pandemia para rezar mais, para me reinventar na oração, que agora tem um lugar novo. Já não a faço a caminho, no carro ou a pé, mas posso fazê-la a partir de minha casa. Que eu seja criativa na criação de um espaço, na criação de momentos para Te contemplar. Que eu não viva este tempo bloqueada, parada no tempo, mas que tire dele o maior partido para me aproximar de Ti e para rezar por quem mais precisa. “A oração move montanhas”. Amém!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário