terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Evangelho e reflexão do dia 19 de janeiro de 2021

 Santa e abençoada terça-feira para todos!!! «O sábado foi feito para o homem»

 ORAÇÃO INICIAL 

Começo o dia com o Salmo da liturgia de hoje “O Senhor é misericordioso e compassivo. Dá sustento àqueles que O temem e jamais esquecerá a Sua aliança”. Quanto mais duros são os tempos e as circunstâncias, Senhor – como têm sido os últimos dias, devido à pandemia - mais tenho de me unir a Ti e de reforçar, junto de Ti, esta certeza inabalável de que Tu nunca nos deixas! 

PALAVRA DE DEUS 

Rezamos com Marcos 2, 23-28. Passava Jesus através das searas num dia de sábado e os discípulos, enquanto caminhavam, começaram a apanhar espigas. Disseram-Lhe então os fariseus: «Vê como eles fazem ao sábado o que não é permitido». Respondeu-lhes Jesus: «Nunca lestes o que fez David, quando teve necessidade e sentiu fome, ele e os seus companheiros? Entrou na casa de Deus, no tempo do sumo sacerdote Abiatar, comeu dos pães que só os sacerdotes podiam comer e também os deu aos companheiros». E acrescentou: «O sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado. Por isso, o Filho do homem é também Senhor do sábado».

 PISTAS DE ORAÇÃO 

Jesus é o Senhor do sábado, é o Senhor do nosso descanso! Às vezes, sinto que é mais fácil rezar o meu dia de trabalho, entregar-Lhe as minhas atividades e a minha azáfama, do que viver com Ele o meu descanso. Nos mais recentes fins-de-semana, pela situação de confinamento, somos desafiados a reinventar o nosso tempo de descanso em casa e em família. E pode ser uma oportunidade fantástica para aprender a descansar com Ele, para O encontrar no meu descanso, para tentar entender o que é o repouso em Deus. O Padre Vasco Pinto de Magalhães, Jesuíta, escreve no seu livro “Só avança quem descansa”, que nós fomos feitos para o descanso eterno, não para o trabalho eterno. Portanto, os tempos de descanso são sagrados, porque nos dão a saborear a eternidade. “Que Aquele que está para além dos tempos e/ou por dentro do tempo, nos conceda a sabedoria de, em todas as épocas, vivermos momentos de eternidade, de graça e de liberdade.” (obra citada). O que tenho feito do meu descanso? Que importância lhe dou? Como o cultivo? Como o preparo? 

ORAÇÃO FINAL 

 Jesus, que és Senhor do sábado e de tudo quanto existe, ensina-nos a saborear a Tua presença no nosso descanso e a encontrar-Te, atento e misericordioso, no meio das dificuldades que vivemos. Serena o nosso coração, socorre os que sofrem e dá força aos que deles cuidam. Amém!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário