sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Evangelho e reflexão do dia 22 de janeiro de 2021

 Santa e abençoada Sexta-feira para todos!!!

 “Escolheu doze, para andarem com Ele e para os enviar a pregar”

 ORAÇÃO INICIAL

 Bom dia Senhor. O Evangelho de hoje fala-nos de como nos conheces a cada um, da chamada e envio de cada um, nas circunstâncias concretas da nossa vida diária. Ajuda-nos a aproveitar estes momentos contigo, a silenciar o ruído que levamos por dentro e a escutar o que nos queres e desejas muito dizer. 

PALAVRA DE DEUS

 O Evangelho de Marcos 3, 13-19 é muito curto e descreve a escolha dos doze discípulos, há quase dois mil anos, mas não está longe de nós: Naquele tempo, Jesus subiu a um monte. Chamou à sua presença aqueles que entendeu e eles aproximaram-se. Escolheu doze, para andarem com Ele e para os enviar a pregar, com poder de expulsar demónios. Escolheu estes doze: Simão, a quem pôs o nome de Pedro; Tiago, filho de Zebedeu, e João, irmão de Tiago, aos quais pôs o nome de Boanerges, isto é, «Filhos do trovão»; André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago de Alfeu, Tadeu, Simão o Cananeu e Judas Iscariotes, que depois O traiu.

 Palavra da salvação

. PISTAS DE ORAÇÃO 

 Os problemas do nosso mundo invadem a nossa vida a toda a hora, quase todos tão longe e tão grandes que não nos deixam sem reação. Por outro lado, inquieta-me como transpor para a minha vida, o que rezo. Primeiro, tento recriar a perspetiva em que o texto foi escrito, mas leio e fica tudo muito “no ar”. Sim, Jesus escolheu os doze discípulos e parece que é tudo. Ou talvez não… Por isso, fico atento aos pormenores: Jesus subiu a um monte, tal como fez tantas vezes para rezar, para estar sozinho com o Pai, mas desta vez partilhou esse tempo com os escolhidos: o vento, as pedras, a vista, talvez o mar da Galileia lá em baixo e depois, mais montes, talvez o som de pastores que viajam, mais distantes… 

Jesus chamou os que entendeu porque os conhecia e acreditava que partilhavam da Sua fé, O amavam e iam conhecendo o Seu Deus Pai. Mas houve outros que não foram chamados para subir ao monte. Quem eram? O que lhes sucedeu? Continuaram com o grupo? Como se sentiu Jesus antes, durante, e depois desta escolha, deste envio? E o que sentiu cada um dos doze escolhidos? Em segundo lugar, tento integrar o que leio na minha vida.

 Esta leitura tem andado comigo há semanas, e hoje, enquanto conversávamos em família sobre como podemos ajudar uma prima em dificuldades financeiras, fez-se um pouco de luz. Somos enviados para pregar e expulsar demónios, neste caso, o demónio da falta de meios que rouba a saúde, o tempo e a dignidade. E esta luz iluminou um pouco o resto da nossa vida de família, da falta de carinho quando nos sentimos atacados, de firmeza quando ela é precisa, de paciência quando um filho nos desespera.

 ORAÇÃO FINAL 

Senhor, que nos chamas a todos, ajuda-nos a ver o nosso mundo como Tu o vês, a sentir as necessidades dos outros como Tu as sentes, a conhecer, em concreto, a que nos chamas e a confiarmos-Te a nossa resposta. Amém!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário