sábado, 16 de outubro de 2021

LEITURA E DA PALAVRA DE DEUS E SUA REFLEXÃO, 16 de outubro de 2021

Santo e abençoado Sábado para todos!!! «Abraão acreditou, tornando-se pai de muitos povos»,

 ORAÇÃO INICIAL 

Bom dia, Senhor! Agradeço-Te o chamamento à Fé que me fazes na Palavra de hoje. Peço-Te que me ajudes a pedir esta Graça, e a ter presente que ela não vem pelos meus esforços ou méritos. 

PALAVRA DE DEUS

 Leitura da Carta de S. Paulo aos Romanos 4,13.16-18: Irmãos: Não foi por meio da Lei, mas pela justiça da fé, que se fez a Abraão ou à sua descendência a promessa de que receberia o mundo como herança. Portanto a herança vem pela fé, para que seja dom gratuito de Deus e a promessa seja válida para toda a descendência, não só para a descendência segundo a Lei, mas também para a descendência segundo a fé de Abraão. Ele é o pai de todos nós, como está escrito: «Fiz de ti o pai de muitos povos». Ele é o nosso pai diante Daquele em quem acreditou, o Deus que dá vida aos mortos e chama à existência o que não existe. Esperando contra toda a esperança, Abraão acreditou, tornando-se pai de muitos povos, como lhe tinha sido dito: «Assim será a tua descendência». 

PISTAS 

Senhor, estes versículos da Carta aos Romanos interpelam-me e desafiam-me profundamente. Fazem-me consciente que procuro viver a Fé através das minhas forças, esforços e méritos. Esquecendo-me tantas vezes que Ela é Graça e relação de proximidade Contigo. Dou-me conta que a contabilidade e os juízos de valor sobre ser digna de a viver vêm de mim e não de TI. O que diz a escritura é que Abraão acreditou e por isso a promessa de Deus se concretizou, não diz que foi pelos muitos feitos que realizou. “Abraão acreditou, tornando-se pai de muitos povos, como lhe tinha sido dito.” Quero muito viver esta experiência de Abraão, mas Tu sabes Senhor que isto de confiar, entregar-me, é para mim o maior dos desafios. Sei também que é o que meu coração mais deseja e o que me fará mais livre e feliz, mas esta confiança, este abandono, mesmo em Ti, é algo que ainda não consigo. E percebo que o maior dos obstáculos é o de não compreender, é o de não ter interiorizado no meu coração, que a Fé é dádiva Tua, que só tenho que pedir e ter o coração disponível para a receber. Obrigada Senhor por mais uma vez me recordares que não é o meu mérito ou valor que está em causa, mas a Tua generosidade e gratuidade, porque Tu sabes o quanto esta palavra me liberta e serena. Agradeço-Te também a Palavra de hoje pelo chamamento a viver a esperança, mesmo quando ela não é óbvia, ou o meu olhar não a alcança. E tenho presente tantas situações na minha vida que podia ter vivido muito melhor e sofrido muito menos se tivesse conseguido viver a esperança Contigo. Por isso, peço-Te Senhor que me ajudes a viver como Abraão, ou seja que nas dificuldades e nos desafios da vida a minha fé se fortaleça e não fraqueje. Ajuda-me a ter presente que como Graça que é, posso pedi-la todos os dias e todos os dias buscar o Teu auxílio para a viver.

 ORAÇÃO FINAL 

Conscientes da Graça que é a Fé, que saibamos ter a humildade e a coragem para a pedir e viver. Um bom dia e uma boa oração! Amém!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário