quarta-feira, 20 de outubro de 2021

Evangelho e reflexão do dia 21 de outubro de 2021

 Santa e abençoada quarta-feira para todos!!! «Estai preparados, porque na hora em que não pensais virá o Filho do Homem» 

 ORAÇÃO INICIAL 

Querido Jesus, quero agradecer-Te por estares aqui com cada um de nós. Bem hajas pela possibilidade de parar e de poder rezar com a Palavra. Ajuda-nos a ouvir aquilo que cada um mais precisa, para viver este dia de forma mais plena e feliz. 

 PALAVRA DE DEUS

 Ajudas-nos a viver de forma mais plena e feliz com o que nos dizes na leitura do Evangelho de hoje, Lc 12, 39-48: Naquele tempo, disse Jesus aos Seus discípulos: «Compreendei isto: se o dono da casa soubesse a que horas viria o ladrão, não o deixaria arrombar a sua casa. Estai vós também preparados, porque na hora em que não pensais virá o Filho do Homem». Disse Pedro a Jesus: «Senhor, é para nós que dizes esta parábola, ou também para todos os outros?». O Senhor respondeu: «Quem é o administrador fiel e prudente que o senhor estabelecerá à frente da sua casa, para dar devidamente a cada um a sua ração de trigo? Feliz o servo a quem o senhor, ao chegar, encontrar assim ocupado. Em verdade vos digo que o porá à frente de todos os seus bens. Mas se aquele servo disser consigo mesmo: ‘O meu senhor tarda em vir’; e começar a bater em servos e servas, a comer, a beber e a embriagar-se, o senhor daquele servo chegará no dia em que menos espera e a horas que ele não sabe; ele o expulsará e fará que tenha a sorte dos infiéis. O servo que, conhecendo a vontade do seu senhor, não se preparou ou não cumpriu a sua vontade, levará muitas vergastadas. Aquele, porém, que, sem a conhecer, tenha feito ações que mereçam vergastadas, levará apenas algumas. A quem muito foi dado, muito será exigido; a quem muito foi confiado, mais se lhe pedirá». 

PISTAS 

Esta leitura é inquietante. O que nos queres dizer, Jesus? O ladrão é alguém que nos tira algo que consideramos nosso. Arromba, rebenta, quebra, muda algo em nós, de modo mais ou menos traumatizante. Pode ser alguém que nos roube algo material (bens, dinheiro ou poder). Pode ser uma emoção ou sentimento interior, de medo, insegurança, ou tristeza face a uma realidade que pode ser dura ou não, mas que nos fecha, rouba a paz, a alegria, o sentido, o desejo de sair de nós para amar. Porque é que Jesus se compara a um ladrão? Porque refere esta maneira brusca, violenta e imprevista de vir até nós? Como O podemos reconhecer na nossa vida? Na realidade, em todos os momentos, está connosco. Jesus, abre-nos a uma recetividade sem desistências, pois vamos enganar-nos muitas vezes e será importante acolher e prosseguir, serenamente. Embora acredite, Jesus, que Tu fazes a maior parte do caminho até nós. 

 ORAÇÃO FINAL

 Agradeço, Jesus, a Tua Palavra, que nunca pretende angustiar, ou retirar a esperança, mas pode inquietar e desinstalar. Desafia-nos a ir ao encontro dos outros. Mostra-nos como dar, devidamente, a ração de trigo a cada um. Ensina-nos o que pode ser o significado desta ração, em cada momento: alimentos, roupa, dinheiro, descanso, tempo entregue, trabalho, um gesto de ternura, uma palavra ou um silêncio para escutar. Amém!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário