terça-feira, 12 de outubro de 2021

Evangelho e reflexão do dia 12 de outubro de 2021

 Santa e abençoada terça-feira para todos!!! «Dai esmola e tudo para vós ficará limpo.» 

 ORAÇÃO INICIAL

 Bom dia, querido Deus. Obrigada por este novo dia e pelo dom da fé, que nos abre à Tua Presença carinhosa e certa, ao Teu olhar sobre nós, que nos faz viver seguros do Teu amor. Pomos este dia, com os seus encontros e desencontros, nas Tuas mãos. 

 PALAVRA DE DEUS 

 Lemos hoje o Evangelho de Lucas 11, 37-41. Depois de Jesus ter falado, um fariseu convidou-O para comer em sua casa. Jesus entrou e tomou lugar à mesa. O fariseu admirou-se, ao ver que Ele não tinha feito as abluções antes de comer. Disse-lhe o Senhor: «Vós, os fariseus, limpais o exterior do copo e do prato, mas o vosso interior está cheio de rapina e maldade. Insensatos! Quem fez o interior não fez também o exterior? Dai antes de esmola o que está dentro e tudo para vós ficará limpo». 

PISTAS DE ORAÇÃO

 Neste mês de Outubro, no qual o Papa pede a todos os cristãos que oremos e aprofundemos o chamamento a ser discípulos missionários, podemos perguntar: o que é que Jesus, neste evangelho, nos ensina a esse respeito? Ser discípulo missionário é viver o chamamento a ser profeta, voz da verdade que tem poder para curar, iluminar e guiar. Vemos como Jesus aproveita cada ocasião da vida para ser voz e expressão do amor divino, corrigindo falsos julgamentos, iluminando e guiando a vida com a verdade de Deus. Ao ser convidado a jantar na casa de um fariseu, Jesus não estava centrado no que ia comer. Ele apercebe-se de que o fariseu se surpreende porque Ele não lavara as mãos primeiro. Jesus entende que o que preocupa o fariseu não é uma questão de falta de higiene, mas o incumprimento exterior de uma lei religiosa. Em vez de ficar ofendido pelos juízos do fariseu, Jesus aproveita a ocasião para expressar que o mais importante para Deus é cuidarmos da limpeza do nosso interior. Um coração limpo de pecado e da excessiva inquietação pelo cumprimento de rituais vazios de caridade, um coração limpo de egocentrismo e autossuficiência é um coração que se preocupa com os outros, que sabe dar e receber ajuda. “Que toda a pessoa batizada esteja disponível para a missão, testemunho de uma vida com o sabor a Evangelho…” – escreve o Papa Francisco. Iluminados pelo evangelho de hoje e por estas palavras, podemos perguntar-nos: onde me leva o chamamento a viver como discípulo missionário? 

 ORAÇÃO FINAL

 Senhor, liberta-nos de medos, inseguranças e incoerências. Amar não é aceitar tudo mas defender o que pode ajudar o crescimento da Humanidade e da sociedade. Amém!!!

 

Sem comentários:

Enviar um comentário