domingo, 24 de outubro de 2021

Evangelho do XXX Domingo Tempo Comum - 24/10/2021

 Santo e abençoado Domingo para todos!!! 

 «Filho de David, tem piedade de mim» 

 ORAÇÃO INICIAL

 Jesus, hoje celebramos o Dia Mundial das Missões. Quero agradecer-Te por tantos homens e mulheres que, na sua pequenez, Te seguiram pelo caminho, como o cego Bartimeu. Obrigada pelos que deixaram a sua casa e a sua terra e dão a conhecer o Teu Amor. 

 PALAVRA DE DEUS 

Hoje continuas a dar-Te a conhecer através do Evangelho de Marcos 10, 46-52. Quando Jesus ia a sair de Jericó com os discípulos e uma grande multidão, estava um cego, chamado Bartimeu, filho de Timeu, a pedir esmola à beira do caminho. Ao ouvir dizer que era Jesus de Nazaré que passava, começou a gritar: «Jesus, Filho de David, tem piedade de mim». Muitos repreendiam-no para que se calasse. Mas ele gritava cada vez mais: «Filho de David, tem piedade de mim». Jesus parou e disse: «Chamai-o». Chamaram então o cego e disseram-lhe: «Coragem! Levanta-te, que Ele está a chamar-te». O cego atirou fora a capa, deu um salto e foi ter com Jesus. Jesus perguntou-lhe: «Que queres que Eu te faça?». O cego respondeu-Lhe: «Mestre, que eu veja». Jesus disse-lhe: «Vai: a tua fé te salvou». Logo ele recuperou a vista e seguiu Jesus pelo caminho. 

 PISTAS DE ORAÇÃO

 Ao ouvir dizer que Jesus ia passar, Bartimeu começa a gritar. Ainda que muitos o repreendam, não há nada que cale esse grito. Este mendigo cego conhece a sua fragilidade, a sua sede de ser abraçado nela; e não perde a oportunidade de ser curado por Jesus. Ao contemplar Bartimeu, pergunto-me se sou consciente da minha fragilidade, se aquilo que desejo é ver ou se há um véu que cobre os meus olhos… Também me pergunto se a minha fé me faz perseverar desta maneira, deixando sair o grito que há dentro de mim, a necessidade de ser amado e abraçado, para que Jesus cure e me faça ver a vida como Ele a vê. Jesus pára e dirige-se a Bartimeu. Jesus pára diante dos meus gritos, anseios, sedes de ser amado incondicionalmente. Jesus não passa à frente. Não lhe é indiferente o nosso grito. Às vezes, somos nós que não damos atenção a essa necessidade que temos dentro de nós e não expressamos esse grito. Oxalá possamos parar e gritar, como Bartimeu, pedir que Jesus tenha misericórdia, isto é, que abrace e acolha com ternura a nossa pobreza e fragilidade. 

ORAÇÃO FINAL

 Jesus, que a consciência do Teu amor faça de nós missionários. Faz de nós homens e mulheres capazes de ver a sede de vida e de amor que há no coração de cada pessoa que encontramos no caminho; capazes de falar de Ti com a certeza de que Tu respondes aos anseios mais profundos do coração humano. Amém!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário