terça-feira, 26 de outubro de 2021

Evangelho e reflexão do dia 26 de outubro de 2021

 Santa e abençoada terça-feira para todos!!!

 “A semente cresce, torna-se uma grande árvore” 

ORAÇÃO INICIAL 

Bom dia, Pai. Que bom ter espaço para poder saborear o teu reino e deixar que o mesmo guie o meu dia, que a semente cresça dentro do meu coração e possa gerar vida. 

 PALAVRA DE DEUS

 Hoje trazes-me o teu reino, através do evangelho de São Lucas 13,18-21: Naquele tempo, Jesus dizia: A que é semelhante o Reino de Deus, e com que poderei compará-lo? Ele é como a semente de mostarda, que um homem pega e atira no seu jardim. A semente cresce, torna-se uma grande árvore, e as aves do céu fazem ninhos nos seus ramos. Jesus disse ainda: Com que poderei ainda comparar o Reino de Deus? Ele é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado. 

PISTAS DE ORAÇÃO

 A forma como desmontas a nossa perceção, tantas vezes arcaica e monótona, acerca do Teu reino, Jesus, é algo que me toca verdadeiramente, pois demonstra a força que o teu Reino tem nas nossas vidas e a esperança que traz ao nosso dia-a-dia. São Paulo, na sua Carta aos Romanos, diz-nos que “De facto, foi na esperança que fomos salvos. Ora uma esperança naquilo que se vê não é esperança. Quem é que vai esperar aquilo que já está a ver? Mas, se é o que não vemos que esperamos, então é com paciência que o temos de aguardar.” (Rm 8,24-26). Só através da esperança é possível que se mande uma semente à terra e se confie que a mesma irá crescer, dar fruto e ser abrigo de uma nova vida. O sentimento de viver o teu reino é, como diz uma música, “como esperar um amigo com ardor”. O teu reino não é algo imediato, não é atravessar uma meta, não é algo estático. É sim, um caminho dinâmico que somos chamados a viver e a construir todos dias. É um fermento que nos faz crescer, que nos impele a dar vida, no que fazemos e no que somos, e que, gerando vida, não o podemos guardar para nós! É para partilhar. O grande alicerce da Igreja é este Teu reino de amor e de liberdade, que nos desafias a construir, em comunidade. Mas tal como o fermento, para que a massa cresça, temos de colocar as nossas mãos, temos que fazer parte desta construção. Todos somos chamados a esta construção e a mantermos viva esta esperança. Não podemos ficar à espera da vinda de um Reino distante que nada tem a ver com a nossa vida. Somos chamados a construir, todos os dias, este reino de amor que é real! 

 ORAÇÃO FINAL

 Pai, ajuda-me a dar testemunho do Teu reino de amor e de esperança, através da minha vida e ação, e a ser um verdadeiro missionário da esperança, construindo já hoje, aqui e agora, o Teu Reino, com a minha vida. Amém!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário