sexta-feira, 15 de outubro de 2021

EVANGELHO E REFLEXÃO DO DIA 15.10.2021

Santa e abençoada Sexta-feira para todos!!!
“Vales mais do que…”
ORAÇÃO INICIAL
Querida Trindade, hoje na festa de Santa Teresa de Ávila, gostaria de pedir-Te: ensina-nos a rezar a nossa amizade Contigo.
Quando olho para a sua vida, descubro uma mulher que desafia totalmente o seu tempo, uma mulher que revolucionou a teologia, a vida consagrada, desafiou os riscos do seu tempo; foi escritora, poeta, reformadora… e tinha como segredo a oração. “Tratar de amizade, estando muitas vezes a sós, com Quem sabemos que nos ama.” (Libro de la Vida 8, 5).
PALAVRA DE DEUS
Rezamos Lucas 12, 1-7
A multidão afluía aos milhares, a ponto de se atropelarem uns aos outros.
Jesus começou a dizer, em primeiro lugar para os discípulos: «Acautelai-vos do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. Não há nada encoberto que não venha a descobrir-se, nem há nada oculto que não venha a conhecer-se.
Por isso, tudo o que tiverdes dito às escuras será ouvido à luz do dia e o que tiverdes dito ao ouvido, nos aposentos interiores, será proclamado sobre os telhados.
Digo-vos a vós, meus amigos: não temais os que matam o corpo e depois nada mais podem fazer. Vou mostrar-vos a quem deveis temer: temei Aquele que, depois de matar, tem poder para lançar na Geena. Sim, Eu vos digo, a Esse é que deveis temer.
Não se vendem cinco passarinhos por duas moedas? Contudo, nenhum deles é esquecido diante de Deus. Mais ainda, até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais. Valeis mais do que todos os passarinhos».
PISTAS DE ORAÇÃO
Porquê olhar para a vida dos santos? Que é que eles trazem à nossa vida? Com a sua vida, eles são testemunhas daquilo que é possível com a nossa. Teresa foi um mundo de afetos, emoções, dramas, desejos, traumas, sonhos, com os quais, muitas vezes, nem sabia lidar.
Mas ela descobriu profundamente: “Vales mais do que…” a fragilidade, a pobreza e a mediocridade.
“Ela escuta de Deus estas palavras:
Foste, por amor, criada
Formosa, bela e, assim,
Dentro do Meu ser, pintada.
Se te perderes, Minha amada
Alma, procura-te em Mim.
E se acaso não souberes
Em que lugar Me perdi,
Não andes daqui para ali
Porque, se encontrar-Me quiseres,
A Mim Me acharás em ti!”
Ela descobre que a melhor oração, é ser ela própria. Não ocultar nada, não fingir. Descobriu o fermento de ser verdadeira, estar diante de Deus a partir da sua verdade mais profunda, sem temor. Viveu alegre, com força e ânimo. Porque sabe quem é ela e quem é Deus. Mas, sobretudo, descobre o que Deus é capaz de fazer na sua vida.
E eu, Senhor? Que fermento há na minha vida? Sou capaz de descobrir o meu verdadeiro valor?
ORAÇÃO FINAL.
Ajuda-me, Senhor, neste dia, a procurar-me em Ti, e em mim buscar-te a Ti.
Amém!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário