quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Evangelho e reflexão do dia 14 de outubro de 2021

 Santa e abençoada quinta-feira para todos!!! “Ai de vocês doutores da lei, que se apoderaram da chave do conhecimento religioso, mas nem entraram, nem deixaram entrar os outros” 

ORAÇÃO INICIAL

 Senhor, em dias de tantas distrações, quero agradecer a oportunidade de começar o dia Contigo, na Tua presença, na Tua companhia, para ter a capacidade de serenar e permanecer. Obrigada pela alegria, pela força e pela paz que me dás. Para o dia de hoje, peço-te que alimentes a minha Luz. 

PALAVRA DE DEUS

 Hoje rezamos com Lucas 11, 47-53: Naquele tempo, disse Jesus aos doutores da lei: «Ai de vocês, que constroem os sepulcros dos profetas, os mesmos que os vossos antepassados mataram. Contudo vocês bem mostram que estão de acordo com os atos dos vossos antepassados, porque eles mataram os profetas e vocês levantam-lhes sepulcros. Por isso é que a Sabedoria de Deus diz: ‘Vou mandar-lhes profetas e apóstolos, mas eles matarão uns e perseguirão os outros’. Deste modo, Deus vai pedir contas à gente de hoje por todos os profetas que foram assassinados, desde a criação do mundo a começar pelo assassinato de Abel até ao de Zacarias, que foi morto entre o altar e o santuário. Repito: Deus vai pedir contas disso à gente desta época. Ai de vocês, doutores da Lei, que se apoderaram da chave do conhecimento religioso, mas nem entraram, nem deixaram entrar os outros!». Quando Jesus saiu dali, os doutores da Lei e os fariseus puseram-se a criticá-lo com dureza e a incomodá-lo com muitas perguntas traiçoeiras, para ver se o apanhavam nalguma resposta. 

PISTAS DE ORAÇÃO

 Jesus, nesta passagem acusas os Doutores da lei de não cumprirem as suas obrigações. E eu, tenho tendência para ser Doutor da lei? Será que no meu dia-a-dia guardo para mim a minha fé ou tenho a capacidade de inspirar, de despertar a vontade de fazer caminho a Teu lado com Amor, Entusiasmo, Alegria e Bondade? Vivo a fé de forma comprometida? Não tendo a “chave do conhecimento”, e tendo no meu entender, muita falta de bases teológicas, como leiga, no meu dia-a-dia, sou exemplo nos meus atos, nas minhas ações? Dependendo da intencionalidade que coloco em tudo o que faço, o impacto causado no próximo pode ser muito diferente, o testemunho de vida que levo pode fazer grande diferença na vida de alguém… Numa reunião com o meu grupo de fé, na comunidade Verbum Dei, o tema do testemunho foi abordado e alguém que para mim é inspirador, expôs de forma tão simples esta necessidade de sermos manifestação de Deus dizendo: “E afinal, essa não é a minha missão? A nossa missão? A vivência do carisma Verbum Dei está nas mãos de todos nós! Reconhecermos a presença de Deus e viver com o Pai por dentro é trazer um propósito de vida! E esta é a verdadeira alegria da vida, sermos usados para um propósito que reconhecemos como Grandioso.” 

ORAÇÃO FINAL

 Que o nosso comprometimento torne presente, no dia-a-dia, Aquele que tanto amamos, e que saibamos levar a todos, e da melhor forma, a Tua Palavra. Amém!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário