segunda-feira, 8 de novembro de 2021

Evangelho e reflexão do dia 8 de novembro de 2021

 Santa e abençoada segunda-feira para todos!!! «Se sete vezes vier ter contigo e te disser: ‘Estou arrependido’, tu lhe perdoarás» 

ORAÇÃO INICIAL 

Deus meu! Sei que me habitas, que me acompanhas, que me vês, que me ouves. Nestes escassos minutos, ajuda-me a ser consciente disso e a escutar a beleza da Tua voz na Palavra que me ofereces agora, neste momento. Espírito amoroso, sintoniza as Ondas Curtas do meu coração com a Tua Banda Larga!

 PALAVRA DE DEUS

 Abro o meu coração a Lucas 17, 1-6: Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «É inevitável que haja escândalos; mas ai daquele que os provoca. Melhor seria para ele que lhe atassem ao pescoço uma mó de moinho e o atirassem ao mar, do que ser ocasião de pecado para um só destes pequeninos. Tende cuidado. Se teu irmão cometer uma ofensa, repreende-o, e, se ele se arrepender, perdoa-lhe. Se te ofender sete vezes num dia e sete vezes vier ter contigo e te disser: ‘Estou arrependido’, tu lhe perdoarás». Os Apóstolos disseram ao Senhor: «Aumenta a nossa fé». O Senhor respondeu: «Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: ‘Arranca-te daí e vai plantar-te no mar’, e ela vos obedeceria».

 PISTAS DE ORAÇÃO

 Ai Jesus, quão difícil é ser Teu seguidor! O primeiro escandalizado sou eu, ao constatar que me dirijo para outros objetivos e não para aqueles que tens para mim! Na realidade, os três desafios que propões vão contra a corrente, contra a lógica que impera: evitar escândalos, corrigir e perdoar, e ter fé! Os ambientes onde me movo, e nenhum fica de fora, família, trabalho, comunidade, são férteis em escândalos e, Senhor, também eu contribuo para este desatino, ao deixar imperar o meu Eu. E quanto a corrigir, nem sempre sou feliz na sua concretização e, talvez por isso, o meu perdão seja tão limitado, tão curto, tão desconhecedor do número sete! Tranquiliza-me saber que Tu não te escandalizas comigo, que és o único com autoridade para me entrar pelo coração dentro, ajeitar as cordas desafinadas e limpar com suavidade os meus desvarios e as implicações deles. És Tu Aquele onde tenho firmada a minha vida e de onde aprendo o sentido diário da minha existência e a isso chamo Fé! É certo, Senhor, que a minha fé é do tamanho de uma bactéria mas é com ela que contas e é com ela que vivo. 

 ORAÇAO FINAL 

Meu Senhor e Meu Deus! Oxalá, em cada minuto da vida eu creia que estás em mim, e nessa proximidade e intimidade me vá configurando Contigo, com a Tua forma de ser, com as tuas atitudes, com o Teu jeito, ainda que na minha lentidão, perdas e encontros. Senhor, aumenta o meu amor, a minha Fé! Amém!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário