terça-feira, 16 de novembro de 2021

Evangelho e Reflexão do dia 16 de novembro de 2021

 Santa e abençoada terça-feira para todos!!! «Desce depressa, que Eu hoje devo ficar em tua casa» 

 ORAÇÃO INICIAL

 Bom dia Pai! Obrigado por este novo dia! Nem sempre nos apercebemos do acontecimento enorme que nos ultrapassa que é… estarmos vivos. Não pedimos para viver, foi-nos oferecido, e vivemos já tantas coisas na nossa vida! Que possa viver mais consciente deste dom ao longo do dia, ter presente como Tu nos ofereceste a vida para sermos pessoas em plenitude, cheios de vida. Mostra-nos como o podemos viver, especialmente quando as dificuldades nos atrapalham, aprisionam, dificultam o vislumbre da alegria de viver. 

PALAVRA DE DEUS 

Para isso hoje temos a Tua Palavra do Evangelho de São Lucas (Lc 19, 1-10): Jesus entrou em Jericó e começou a atravessar a cidade. Vivia ali um homem rico chamado Zaqueu, que era chefe de publicanos. Procurava ver quem era Jesus, mas, devido à multidão, não podia vê-l’O, porque era de pequena estatura. Então correu mais à frente e subiu a um sicómoro, para ver Jesus, que havia de passar por ali. Quando Jesus chegou ao local, olhou para cima e disse-lhe: «Zaqueu, desce depressa, que Eu hoje devo ficar em tua casa». Ele desceu rapidamente e recebeu Jesus com alegria. Ao verem isto, todos murmuravam, dizendo: «Foi hospedar-Se em casa dum pecador». Entretanto, Zaqueu apresentou-se ao Senhor, dizendo: «Senhor, vou dar aos pobres metade dos meus bens e, se causei qualquer prejuízo a alguém, restituirei quatro vezes mais». Disse-lhe Jesus: «Hoje entrou a salvação nesta casa, porque Zaqueu também é filho de Abraão. Com efeito, o Filho do homem veio procurar e salvar o que estava perdido» 

 PISTAS 

O bonito da fé cristã é que falamos essencialmente de um encontro com Jesus, que tem o poder de nos transformar. Não são ideias, nem doutrinas, mas sim um encontro vital e repetido com este Deus Criador que nos ama, que quotidianamente vem ao nosso encontro, tal como o fez através de Jesus num tempo concreto da História. Nesta leitura temos mais um relato de um encontro destes. Podemos identificar-nos com Zaqueu: procuramos Jesus com a mesma intensidade, no meio dos obstáculos, queremos que Ele nos ajude a redescobrir como amar como Ele, como encarar com esperança e fortaleza as dificuldades e exigências da vida. E temos uma boa notícia: é que Jesus está também à nossa procura! E tem pressa em estar connosco: “Zaqueu, desce depressa, que Eu hoje devo ficar em tua casa”. Tens pressa de estar comigo hoje, Jesus? Porquê? Que queres falar hoje comigo, sobre o quê?... Conversemos com Jesus sobre o que O entusiasma tanto a estar connosco hoje. Pode ser para simplesmente me aperceber de que Ele está realmente comigo “até ao fim dos tempos”. Ou para me dar uma palavrinha oportuna sobre alguma coisa que estou a viver. Ou alegrar-Se com algo que me alegra. Ou para me desafiar a ajudá-lo na transformação do mundo, amando do mesmo modo que Ele, comprometendo-me… Ou para me convidar a ir ao encontro daquela pessoa que hoje precisa de mim, da minha presença, do meu apoio, do meu conselho. Fiquemos assim com Jesus, em nossa casa, conversemos com Ele, deixemo-nos olhar por Ele, e que hoje este dia possa ser marcado por este diálogo, possa ser dia de salvação, para mim e se calhar também para outros a quem Ele me envia. 

 ORAÇÃO FINAL 

Obrigado, Jesus, por me procurares e quereres passar o dia comigo! Obrigado por me convidares a viver este dia como mais um dia de salvação e a provocar essa salvação onde seja preciso. Obrigado por assim me ajudares a viver em plenitude o dom da vida! Amém!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário