quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Evangelho e Reflexão do dia 18 de novembro de 2021

 Santa e abençoada quinta-feira para todos!!! «(...) Por não teres reconhecido o tempo em que foste visitada» 

ORAÇÃO INICIAL

 Senhor nosso Deus, concedei-nos a graça de encontrar sempre a alegria no Vosso serviço, porque é uma felicidade duradoira e profunda ser fiel ao autor de todos os bens. (Oração coleta semana XXIII do Tempo Comum)

 PALAVRA DE DEUS 

 Hoje, a Tua Palavra chega-nos através do Evangelho de São Lucas 19, 41-44. Quando Jesus Se aproximou de Jerusalém, ao ver a cidade, chorou sobre ela e disse: «Se ao menos hoje conhecesses o que te pode dar a paz! Mas não. Está escondido a teus olhos. Dias virão para ti, em que os teus inimigos te rodearão de trincheiras e te apertarão de todos os lados. Esmagar-te-ão a ti e aos teus filhos e não deixarão em ti pedra sobre pedra, por não teres reconhecido o tempo em que foste visitada».

 PISTAS DE ORAÇÃO 

O Messias, pelo qual Jerusalém tanto tinha esperado, finalmente chegou, mas Jerusalém não O reconheceu. Que desolador deve ter sido para Jesus tomar consciência desta realidade! Não nos acontecerá isto, também a nós, hoje em dia? Esperamos que Deus Se manifeste, que nos fale, que diga a que nos chama. Contudo, quando Ele Se manifesta, quando Ele nos fala ou quando nos chama à missão, não O reconhecemos nem O escutamos. Não é por Deus não nos falar nem por não Se entregar a nós: é porque Ele, muitas vezes, nos fala de formas de que não estamos à espera e Se entrega a nós de uma maneira que nos tira da nossa zona de conforto. Jesus levou a Jerusalém uma mensagem inesperada que rompia com o que os peritos tinham idealizado que seria o Messias. Não era um Messias revestido de armaduras, poder e riquezas, mas um Messias cheio de compaixão, humildade e pobreza. Que choque face às expectativas! Por isso tantos O rejeitaram... Esse mesmo Jesus manifesta-Se hoje e continua a manifestar-Se de formas que rompem com os nossos ideais pré-concebidos. Como posso preparar-Me para Te receber, Jesus, sempre que vens até mim? Como posso fazer do meu coração um lugar de acolhimento e recetividade? 

ORAÇÃO FINAL

 Querido Jesus, ajuda-me hoje a receber-Te com um coração recetivo e acolhedor. Ajuda-me a reconhecer-Te naquelas realidades em que nunca imaginei que pudesses estar... Que hoje eu possa descobrir que Tu és muito maior do que os meus ideais pré-concebidos!. Amém!

Sem comentários:

Enviar um comentário