segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Evangelho e Reflexão do dia 22 de novembro de 2021

 Santa e abençoada segunda-feira para todos!!! 

ORAÇÃO INICIAL 

Bom dia papá, bom dia Jesus, bom dia espirito santo e Maria. Querida trindade que nos habita, ajudai-nos no dia de hoje a prestar atenção aos detalhes. Jesus levantou os olhos e deixou-se tocar por aquilo que viu 

 PALAVRA DE DEUS

 A leitura de hoje é de São Lucas capitulo 21, versículos 1 a 4: "Naquele tempo, Jesus levantou os olhos e viu os ricos deitarem na arca do Tesouro as suas ofertas. Viu também uma viúva muito pobre deitar duas pequenas moedas. Então Jesus disse: «Em verdade vos digo: Esta viúva pobre deu mais do que todos os outros. Todos eles deram do que lhes sobrava; mas ela, na sua penúria, ofereceu tudo o que possuía para viver». 

PISTAS DE ORAÇÃO 

Eu identifico-me muito com esta leitura porque de facto sinto que o que amamos e o que damos em resposta ao teu grande amor é tão insignificante como as duas pequenas moedas que aquela viúva deitou na arca do tesouro. Se calhar eu posso dar mais mas nalguns momentos aquilo que dou é o que consigo. E Jesus louva essa entrega com amor de tudo aquilo que podemos dar. A nossa mentalidade continua a ser dar valor aquilo que é grande e significativo. E por isso custa-nos a acreditar que Jesus nos agradeça esse tão pouco que damos. Ontem o evangelho dizia-nos que não somos deste mundo, vivemos aqui mas não somos daqui, os nossos critérios não podem ser os de este mundo, vivemos no mundo sem ser do mundo. Mas eu caio sempre no mesmo erro, seguir os critérios de eficácia e de riqueza que o mundo utiliza. Jesus está a agradecer-nos esse pequeno gesto e essa pequena atitude. Precisa que construamos o reino com pequenos gestos e com a cultura do pequeno e daquilo que não sendo visível é transformador. Pouca gente nos irá agradecer. Para uma sociedade que valoriza critérios de eficácia e de mais valor, pequenos gestos são insignificantes. E eu também acabo por acreditar nisso. Em muitas dimensões tais como, proteção do ambiente, partilha econômica, auxilio a pessoas em dificuldade, somos míopes naquilo que fazemos e naquilo que nos fazem. Pensamos, "que diferença faz uma gota no oceano" e não acreditamos que uma borboleta a bater a bater as asas na China pode provocar um vendaval aqui na Europa... Mas voltemos á leitura de ontem, o nosso reino não é deste mundo, e os critérios de Deus não são os deste mundo. O pequeno tem valor, muitas gotas somadas fazem o oceano. E ainda para mais temos algo que muitos não têm e não acreditam. A fé. Sabemos que Deus tem poder para continuar e completar os nossos esforços, que não se perde nenhum gesto entregue com amor, e que até aquilo que é mal feito ele pode reciclar em bem. Recordemos aquele filme com mais de 20 anos - "Favores em cadeia": um pequeno gesto feito aqui e agora pode repercutir á distância e fazer muito bem ao mundo. 

 ORAÇÃO FINAL

 Senhor ajuda-nos a assumir o nosso papel nos ambientes em que vivemos com essa consciência de que tudo o que entregamos com amor não se perde e dá muito fruto. Ámen!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário