terça-feira, 30 de novembro de 2021

Evangelho e Reflexão do dia 30 de novembro de 2021

 Santa e abençoada terça-feira para todos!!! Santo André, apóstolo “Vem e segue-Me” 

ORAÇÃO INICIAL 

Obrigado, Senhor, por Te fazeres presente onde estou e pela confiança que depositas na minha vida, ao chamar-me. 

 PALAVRA DE DEUS 

 Rezamos Mateus 4, 18-22. Jesus, andando junto ao mar da Galileia, viu dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, que lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores. E disse-lhes: “Vinde após Mim, e Eu vos farei pescadores de homens”. Então eles, deixando logo as redes, seguiram-No. E, adiantando-Se de ali, viu outros dois irmãos, Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, num barco, com seu pai, Zebedeu, concertando as redes; e chamou-os. Eles, deixando imediatamente o barco e seu pai, seguiram-No. 

 PISTAS DE ORAÇÃO

 Este evangelho dá-nos algumas pistas sobre o chamamento de Jesus. O mar da Galileia era o grande centro daquele lugar. Seria como hoje dizer que Jesus se passeia por esses grandes centros financeiros, lugares de negócios ou praças, onde as pessoas estão ocupadas a trabalhar. Pelos vistos, Ele não chama preguiçosos: vemos que chama aqueles que estão a trabalhar. Chama pessoas das quais sabemos o nome, cada um com a sua maneira de ser e com a sua própria história. E o conteúdo principal dessa chamada não é para fazer isto ou aquilo, mas sim “Segue-Me”, “Vinde após Mim”. Trata-se de seguir uma Pessoa. O chamamento é um convite a ter uma relação de maior proximidade com Jesus. Não se reduz a “fazer coisas” ou a ter a agenda cheia por causa d’Ele. Neste evangelho, o chamamento parece acentuar mais “Vem Comigo” do que “Faz coisas por Mim”. Ou seja, de muito pouco servirá estar a fazer muitas coisas por Ele, se não estivermos com Ele, se não O seguirmos. Por outro lado, o Evangelho também nos mostra a resposta daqueles a quem Ele chama: “Deixando imediatamente o barco e seu pai, seguiram-No.”. A leitura não esconde a rapidez e a radicalidade. Este tipo de resposta, deixa clara a mensagem de que a proposta de Jesus não tem muita comparação com outras propostas. Se eu tivesse um negócio e convidasse alguém para fazer parte dele, oferecendo-lhe mil vezes mais do que aquilo que essa pessoa está a ganhar e a resposta fosse “Vou pensar”, eu dir-lhe-ia: “Não vale a pena que penses, porque não serves para este negócio. Não quero parceiros que percam grandes oportunidades! Ficas fora”. Os discípulos foram suficientemente inteligentes para decidir imediatamente. Ter deixado o seu pai no barco não é um convite a desprezar os nossos seres queridos, mas sim um convite a ir mais além, a não estar preso às tradições, hábitos e costumes, sobretudo quando estes vão na direção contrária ao caminho que é Jesus. Radicalidade não significa fundamentalismo. A resposta dos discípulos foi radical, no sentido de ter ido à “raiz” das coisas: isto é, escolher a Pessoa de Jesus, com todas as consequências. 

 ORAÇÃO FINAL 

Senhor, dá-me a coragem necessária para responder-Te como o fizeram os Teus primeiros discípulos. Amém!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário