sexta-feira, 19 de novembro de 2021

Evangelho e reflexão do dia 19 de novembro de 2021

 Santa e abençoada Sexta-feira para todos!!! «Fizestes da casa do Senhor um covil de ladrões» 

ORAÇÃO INICIAL

 Bom dia Senhor. Hoje, através do Salmo Responsorial (1 Crónicas 29, 10-13), rezamos a oração de David que Te bendisse, na presença de toda a assembleia: Bendito sejais, Senhor, para todo o sempre, Deus do nosso Pai, Israel. A Vós, Senhor, a grandeza e o poder, a honra, a majestade e a glória. Celebramos, Senhor, o vosso nome glorioso. Tudo, no céu e na terra, Vos pertence, sois o Rei soberano de todas as coisas. De Vós nos vem a riqueza e a glória, sois Vós o Senhor de todo o universo. Celebramos, Senhor, o vosso nome glorioso. Na vossa mão está o poder e a força, em vossas mãos tudo se afirma e cresce. Nós Vos louvamos, Senhor, nosso Deus, e celebramos o vosso nome glorioso.

 PALAVRA DE DEUS

 Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas 19, 45-48: Naquele tempo, Jesus entrou no templo e começou a expulsar os vendedores, dizendo-lhes: «Está escrito: ‘A minha casa é casa de oração’; e vós fizestes dela ‘um covil de ladrões’». Jesus ensinava todos os dias no templo. Os príncipes dos sacerdotes, os escribas e os chefes do povo procuravam dar Lhe a morte, mas não encontravam o modo de o fazer, porque todo o povo ficava maravilhado quando O ouvia. Palavra da salvação. 

PISTAS DE ORAÇÃO

 Jesus, neste episódio, quer condenar a exploração do povo de Deus, que depois de viagens longas e extenuantes para vir adorar o Senhor, eram ainda enganados pelos cambistas, que estavam muitas vezes combinados com os sacerdotes do templo. Mas, naquele tempo, e naquele momento, com a expulsão dos mercadores que exploravam os peregrinos, que vinham fazer oferendas ao Senhor, muitas vezes sob a forma de sacrifícios de animais, Jesus marca também o início de uma nova era na relação dos crentes com Deus. A partir daqui, os sacrifícios de animais já não tinham lugar. “Que o Antigo Testamento ceda o lugar ao Novo Rito”, como afirmou São Tomás de Aquino, sendo o Novo Rito a palavra de Jesus, que “deixava o povo maravilhado quando o ouvia”. A partir daqui, o culto passa a centrar-se na oração como elemento inseparável do progresso da vida espiritual e da vida cristã da Igreja e de cada católico, e na escuta da Palavra de Deus: “a minha casa é casa de oração”.

 ORAÇÃO FINAL 

Jesus, que ensinaste os discípulos a orar, devota e persistentemente, garantindo-lhes que seriam ouvidos sempre que orassem de coração, porque a oração é comunhão de amor com o Pai, ajuda-nos a também colocarmos a oração no centro dos nossos dias e das nossas vidas: “Pedi e recebereis, e assim a vossa alegria será completa“. Amém!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário