sexta-feira, 4 de março de 2022

 Santa e abençoada Sexta-feira para todos!!! “Uma só coisa é necessária” 

ORAÇÃO INICIAL

 Jesus Amigo, ensina-me a rezar Contigo este texto de Isaías. Mostra-me como viver perto de Ti nesta Quaresma. 

 PALAVRA DE DEUS

 Leitura do Livro do Profeta Isaías 58, 1-12: Grita em voz alta, sem te cansares. Levanta a tua voz como uma trombeta. Denuncia ao meu povo as suas faltas, aos descendentes de Jacob, os seus pecados. Dizem-me: «Para quê jejuar, se vós não fazeis caso? Para quê humilhar-nos, se não prestais atenção?» É porque no dia do vosso jejum só cuidais dos vossos negócios e oprimis todos os vossos empregados. Jejuais entre rixas e disputas, dando bofetadas sem dó nem piedade. Não jejueis como tendes feito até hoje, se quereis que a vossa voz seja ouvida no alto. Acaso é esse o jejum que me agrada, no dia em que o homem se mortifica? Curvar a cabeça como um junco, deitar-se sobre saco e cinza? Podeis chamar a isto jejum e dia agradável ao Senhor? O jejum que me agrada é este: libertar os que foram presos injustamente, livrá-los do jugo que levam às costas, pôr em liberdade os oprimidos, quebrar toda a espécie de opressão, repartir o teu pão com os esfomeados, dar abrigo aos infelizes sem casa, atender e vestir os nus e não desprezar o teu irmão. Então invocarás o Senhor e Ele te atenderá, pedirás auxílio e te dirá: «Aqui estou!» Se retirares da tua vida toda a opressão, o gesto ameaçador e o falar ofensivo, se repartires o teu pão com o faminto e matares a fome ao pobre, a tua luz brilhará na escuridão, e as tuas trevas tornar-se-ão como o meio-dia. Serás chamado: «Reparador de brechas, restaurador de casas em ruínas.» 

 PISTAS DE ORAÇÃO

 Estamos a viver os primeiros dias da Quaresma. Neste tempo especial somos convidados a viver rituais de purificação para que possamos desprender-nos do acessório da vida cristã e focar-nos na sua essência. Até porque o Natal já lá vai e é muito fácil esquecer o nuclear: o nosso Deus salva na pequenez, desce, prefere o caminho da humildade, da ternura e do serviço para restaurar a dignidade humana. Aos poucos, com o “tempo comum” colam-se a nós muitas coisas desnecessárias: pressas, “deverias”, avidez pela grandeza, pelo sucesso, pela visibilidade. Quaresma, tempo de afinar os sentidos para ouvir Jesus que nos diz baixinho e com ternura: “… vejo que andas aflita e preocupada com muitas coisas mas olha, repara bem, uma só é necessária!“ (cf. Lc 10, 41-42). Sta Teresinha descobre que a única coisa necessária é unir-se cada dia, um pouco mais, a Jesus. Isto é, de facto, o nuclear da vida cristã: unirmo-nos a Cristo, ao Seu modo de orar, de pensar, de sentir e de agir; unirmo-nos a Ele no modo como Se relaciona com o Pai e com os irmãos; unirmo-nos ao modo como rezou este texto poderoso de Isaías, como o viveu e como ensinou os discípulos a pô-lo em prática. Hoje somos nós os Teus discípulos. Como seguir-Te Jesus? Como passar da lamentação e da denúncia do que está mal à nossa volta para nos focarmos em retirar da nossa vida “toda a opressão, o gesto ameaçador e o falar ofensivo” ? De que modo hoje nos chamas a repartir o nosso pão “com o faminto e a matar a fome ao pobre”, com que concretizações? 

ORAÇÃO FINAL

 Espírito Santo, que nesta Quaresma, nós os cristãos, nos deixemos guiar por Ti para o que de verdade importa. Amém!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário