quinta-feira, 3 de março de 2022

Palavra de Deus e sua Reflexão 3 de março de 2022

 Santa e abençoada quinta-feira para todos!!! «Ponho hoje diante de vós a bênção e a maldição» 

ORAÇÃO INICIAL

 “Faz, Senhor, que a Tua graça inspire sempre as nossas obras e as sustente até ao fim, para que toda a nossa atividade por Ti comece e em Ti acabe”. (oração coleta do dia) PALAVRA DE DEUS 

Rezamos com Deuteronómio 30, 15-20. Moisés falou ao povo, dizendo: «Ponho hoje diante de ti a vida e a felicidade, a morte e a infelicidade. Se cumprires os mandamentos do Senhor, teu Deus, que hoje te proponho – amando o Senhor, teu Deus, seguindo os Seus caminhos e observando a Sua lei, os Seus mandamentos e preceitos – viverás e crescerás; e o Senhor, teu Deus, te abençoará na terra de que vais tomar posse. (…) Portanto, escolhe a vida, para que vivas tu e a tua descendência, amando o Senhor, teu Deus, escutando a Sua voz e aderindo a Ele. Disto depende a tua vida e a longa permanência na terra que o Senhor jurou dar a teus pais Abraão, Isaac e Jacob».

 PISTAS DE ORAÇÃO

 Começámos ontem a Quaresma e, hoje, Senhor, pões diante de nós, uma escolha. Dizemos que queremos seguir-Te e Tu mostras claramente que a nossa opção tem de ser pelo bem. Num momento de guerra na Europa, quando, a toda a hora, ouvimos notícias de ataques, bombardeamentos, mortos, feridos, refugiados; quando temos o coração apertado por ver tanto sofrimento, Tu vens, Senhor, e dizes que o único caminho possível é o bem. Falas-nos de amor, da escuta da Tua voz, da adesão a Ti; e garantes: “Disto depende a tua vida”. Todos desejamos a paz, mas nem sempre a construímos… Como está a minha relação com os outros: em casa, na família, com os amigos, no trabalho?... Da minha opção de hoje, pode nascer vida para muitos: “escolhe a vida, para que vivas tu e a tua descendência”; da paz que vivo hoje – ou da que me deixo fazer instrumento – pode vir paz para muitos. A minha oração chega aos campos de batalha e chega ao coração do vizinho, do colega ou do desconhecido com quem me cruzo na rua. A Quaresma é tempo de silêncio e de escuta atenta: escuta da Tua voz e da voz daqueles que por Ti clamam, sem o saber. A Quaresma é tempo de jejum: de jejum de guerras e de palavras que magoam, de críticas e de juízos pela aparência. A Quaresma é tempo de esmola: da oferta de mim mesma, de atenção, de carinho, de alegria, de esperança. Que queres que Te ofereça, Senhor? Que queres que dê aos outros, a partir de Ti?

 ORAÇÃO FINAL

 Ensina-nos a descobrir o segredo que nos confias: “Quem quiser salvar a sua vida, tem de perdê-la; mas quem perder a vida por Minha causa salvá-la-á”. Faz-nos viver esta Quaresma Contigo e em Ti, como Tu queres que a vivamos. Ámen!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário