quarta-feira, 23 de março de 2022

Reflexão da Palavra de Deus no dia 23 de março de 2022

Santa e abençoada quarta-feira para todos!!! 

ORAÇÃO INICIAL

 Senhor, obrigado pelo dom da fé que nos permite afirmar que tu estiveste com os judeus que fugiram do Egipto pelo deserto, estiveste com Jesus na vida e na Páscoa, estás conosco nesta Quaresma e estarás presente nas vidas dos nossos filhos e dos filhos dos nossos filhos. 

 PALAVRA DE DEUS

 Leitura do Livro do Deuteronómio 4, 1.5-9:

 Moisés falou ao povo, dizendo: «Agora, Israel, escuta os preceitos que vos dou a conhecer e põe-nos em prática, para que vivais e entreis na posse da terra que vos dá o Senhor, Deus dos vossos pais. Ensinei-vos estas leis e preceitos, conforme o Senhor, meu Deus, me ordenara, a fim de os praticardes na terra de que ides tomar posse. Observai-os e ponde-os em prática, porque eles serão a vossa sabedoria e a vossa prudência aos olhos dos povos, que, ao ouvirem falar de todas estas leis, dirão: ‘Que povo tão sábio e prudente é esta grande nação!’. Qual é, na verdade, a grande nação que tem a divindade tão perto de si como está perto de nós o Senhor, nosso Deus, sempre que O invocamos? E qual é a grande nação que tem mandamentos e decretos tão justos como esta lei que hoje vos apresento? Mas tende cuidado; prestai atenção para não esquecer tudo quanto viram os vossos olhos, nem o deixeis fugir do pensamento em nenhum dia da vossa vida. Ensinai-o aos vossos filhos e aos filhos dos vossos filhos».

 PISTAS DE ORAÇÃO 

O episódio relatado nesta leitura terá acontecido quinze séculos antes de Cristo. Foi aqui que os Judeus receberam a Lei – os Dez Mandamentos – depois ampliados por centenas de regras. Jesus lia com muita frequência a Tora, respeitava as leis judaicas e deveria ser para Ele muito importante este profeta que falava com Deus cara-a-cara. Quem não quer ouvir a voz de Deus diretamente? Esta leitura tem inúmeras passagens que nos podem prender durante muito tempo, como terão prendido Jesus, como esta: "Qual é (…) a grande nação que tem a divindade tão perto de si como está perto de nós o Senhor, nosso Deus, sempre que O invocamos?". Que impacto teve em Jesus, e tem em nós, a possibilidade de um Deus próximo que está conosco sempre que o chamamos? Como vivemos esta proximidade, que tantas vezes não conseguimos sentir? Como é que Jesus a viveu, na vida e na morte? Podemos rezar as palavras que Jesus rezou, mastigar as mesmas leituras, encontrar respostas e ter as mesmas dúvidas. Não lemos o Antigo Testamento sozinhos, lemos e tentamos aplicar a Lei na companhia de quem lhe deu um novo sentido, também mergulhado nas contradições de uma sociedade, de um país ocupado, rodeado de urgências e acontecimentos que desafiam o coração e a razão. 

ORAÇÃO FINAL 

Senhor, que eu Te sinta ao meu lado, os Teus olhos a percorrer as mesmas letras, a Tua inteligência a decifrar a Lei e o mundo comigo, o Teu coração a surpreender-se com o meu. Amém!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário