terça-feira, 22 de março de 2022

Evangelho e Reflexão do dia 22 de março de 2022

 Santa e abençoada terça-feira para todos!!! Muito amados e perdoados

 ORAÇÃO INICIAL 

Bom dia, querida Trindade – bom dia Pai, bom dia Jesus e bom dia Espírito Santo. Obrigado pelo convite a descobrir a Tua profunda misericórdia. Ajuda-nos a aprender de Ti a perdoar. 

 PALAVRA DE DEUS

 Hoje rezamos com a leitura de Mateus capítulo 18 dos versículos 21 a 35: Naquele tempo, Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou-Lhe: «Se meu irmão me ofender, quantas vezes deverei perdoar-lhe? Até sete vezes?» Jesus respondeu: «Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete. Na verdade, o reino de Deus pode comparar-se a um rei que quis ajustar contas com os seus servos. Logo de começo, apresentaram-lhe um homem que devia dez mil talentos. Não tendo com que pagar, o senhor mandou que fosse vendido, com a mulher, os filhos e tudo quanto possuía, para assim pagar a dívida. Então o servo prostrou-se a seus pés, dizendo: ‘Senhor, concede-me um prazo e tudo te pagarei’. Cheio de compaixão, o senhor daquele servo deu-lhe a liberdade e perdoou-lhe a dívida. Ao sair, o servo encontrou um dos seus companheiros que lhe devia cem denários. Segurando-o, começou a apertar-lhe o pescoço, dizendo: ‘Paga o que me deves’. Então o companheiro caiu a seus pés e suplicou-lhe, dizendo: ‘Concede-me um prazo e pagar-te-ei’. Ele, porém, não consentiu e mandou-o prender, até que pagasse tudo quanto devia. Testemunhas desta cena, os seus companheiros ficaram muito tristes e foram contar ao senhor tudo o que havia sucedido. Então, o senhor mandou-o chamar e disse: ‘Servo mau, perdoei-te tudo o que me devias, porque me pediste. Não devias, também tu, compadecer-te do teu companheiro, como eu tive compaixão de ti?’ E o senhor, indignado, entregou-o aos verdugos, até que pagasse tudo o que lhe devia. Assim procederá convosco meu Pai celeste, se cada um de vós não perdoar a seu irmão de todo o coração”. 

 PISTAS DE ORAÇÃO

 Creio que esta leitura não nos fala de um Deus à nossa imagem e semelhança, porque senão seria uma justiça de olho por olho e dente por dente. A chamada de atenção que Jesus nos faz é para sermos misericordiosos como Deus é connosco. Relacionarmo-nos uns com os outros com estes sentimentos. Ele não vai deixar de nos perdoar e de nos amar mesmo que nós não consigamos fazê-lo uns com os outros. Mas está a apontar-nos o caminho para construirmos relações de amor e um reino novo. Portanto, um dos pontos desta leitura é que eu sou tão amado que Deus apaga as minhas faltas de um modo imediato e sem rasto. Eu não sou capaz de fazer o mesmo. A desproporção do nosso amor e do de Deus é tão grande que nos deveria fazer amar melhor aqueles que nos ofendem. Deus não Se condiciona por aquilo que eu tenha feito, mas eu sim condiciono a minha atitude pelo que o outro me fez. Por isso, a Palavra de Deus de hoje fala-me de aceitar esta limitação do meu amor e da minha capacidade de perdoar, mas também de procurar essas atitudes da leitura – perdoar, compadecer-se, escutar, … Devo reconhecer os meus limites, mas também acolher o convite a ir mais além. Reconhecer que só Deus é Deus, eu não sou, mas que Ele pode e é capaz de apagar os meus males e não se condicionar a si próprio por causa disso. Essa será a meta a que Deus nos convida hoje. Não nos condicionarmos pelo que nos fizeram na hora de nos relacionarmos. 

ORAÇÃO FINAL 

Obrigado, Papá, por nos amares tanto e por fazeres connosco esse caminho lento de aumentar a nossa fé e o nosso perdão. Ámen!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário