quinta-feira, 24 de março de 2022

Reflexão sobre a Palavra de Deus no dia 24 de março de 2022

Santa e abençoada quinta-feira para todos!!! “voltaram-Me as costas, em vez de caminharem para Mim.”

 ORAÇÃO INICIAL 

Senhor, que este tempo de oração seja como abrir a porta para que entres no quarto secreto que é o meu interior. Sei que Tu já estás à minha espera e que, muitas vezes, sou eu que tenho de voltar lá, pois é muito fácil viver voltado para fora, esquecendo-me de estar dentro. 

 PALAVRA DE DEUS

 Ajuda-me a escutar-Te em Jeremias 7,23-28. Assim fala o Senhor: «Foi isto que ordenei ao Meu povo: ‘Escutai a Minha voz e Eu serei o vosso Deus e vós sereis o Meu povo. Segui sempre o caminho que vou indicar-vos e sereis felizes’. Mas eles não ouviram nem prestaram atenção: seguiram as más inclinações do seu coração obstinado, voltaram-Me as costas, em vez de caminharem para Mim. Desde o dia em que os seus pais saíram da terra do Egipto até hoje, enviei-lhes todos os profetas, Meus servos, dia após dia, incansavelmente. Mas eles não Me ouviram nem Me prestaram atenção: endureceram a sua cerviz, fizeram pior que seus pais. Se lhes disseres tudo isto, não te escutarão; se chamares por eles, não te responderão. Por isso lhes dirás: esta é a nação que não ouviu a voz do Senhor seu Deus e não quis aceitar os Seus ensinamentos. Perdeu-se a fidelidade, foi eliminada da sua boca». 

 PISTAS DE ORAÇÃO 

Senhor, hoje continuas a falar-nos, a amar-nos, a cuidar de nós para que sigamos pelo caminho que nos leva à felicidade autêntica, tal como fizeste com o Teu povo. Dia após dia, incansavelmente, dás-nos a Tua palavra, os irmãos, os profetas que nos falam de Ti. Mas, também nós, às vezes não queremos escutar, não ouvimos e não prestamos atenção. E muitas vezes queremos seguir o nosso caminho por onde nos apetece, por onde nos parece melhor, sem Te ter em conta. E quando não queremos ouvir, viramos as costas… Quantas vezes viramos as costas a alguém que nos tenta corrigir, a uma opinião diferente da nossa, a uma pessoa que nos pede ajuda?… Tomamos outro caminho, ou melhor, tomamos atalhos que, mais tarde ou mais cedo, nos levam a ficar longe de Ti e dos outros. Que, neste tempo de Quaresma, eu possa reconhecer esses atalhos, essas decisões que tomo sozinha, e que as coloque diante de Ti. Que este seja um tempo de me pôr, uma e outra vez, a caminho para Ti, escutando a Tua voz e deixando-me transformar. 

ORAÇÃO FINAL

 Dá-me humildade, Senhor, para que eu não me feche em mim, nas minhas ideias e formas de ver e fazer as coisas. Que possas renovar o meu coração e fazer-me avançar no caminho em direção a Ti e aos outros. Amen!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário