quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

Evangelho e Reflexão do dia 8 de dezembro de 2021 - Festa de Imaculada Conceição

 Santa e abençoada quarta-feira para todos!!! “Para Deus não há nada impossível” 

ORAÇÃO INICIAL

 Bom dia Pai. Hoje quero agradecer a grandeza e a criatividade do teu Amor. Somos escolhidos por ti, apesar das nossas fragilidades e limitações, para fazeres de nós instrumentos de salvação para o mundo.

 PALAVRA DE DEUS

 Encontramos o teu convite no Evangelho de São Lucas 1, 26-38: Deus mandou o anjo Gabriel a Nazaré, para falar com uma jovem chamada Maria, que estava noiva de José. O anjo aproximou-se dela e disse-lhe: “Eu te saúdo, ó escolhida de Deus. O Senhor está contigo”. Maria ficou perturbada com estas palavras e perguntava a si própria o que queria dizer aquela saudação. Então o anjo continuou: “Não tenhas medo, Maria, pois foste abençoada por Deus. Ficarás grávida e terás um filho, a quem vais pôr o nome de Jesus. Ele será grande (…) e o seu reinado não terá fim”. Maria perguntou então ao anjo: “Como é que isso pode ser?” (…) O anjo respondeu: “O Espírito Santo descerá sobre ti e o poder do Deus altíssimo te cobrirá como uma nuvem. Por isso o que vai nascer é Santo e será chamado Filho de Deus. Também a tua parente Isabel vai ter um filho, apesar da sua muita idade. É que para Deus não há nada impossível”. Maria disse então: “Servirei o Senhor como ele quiser. Seja como tu dizes.” 

PISTAS DE ORAÇÃO 

Esta leitura da anunciação é uma das passagens da Bíblia que mais ouvi e li durante a minha vida; daquelas que tenho memória desde a infância. Recordo que em criança me parecia um acontecimento “mágico” e que achava que os anjos de Deus poderiam visitar-nos em qualquer altura – situação que me fazia ter sentimentos de expectativa, curiosidade e medo. Passaram-se alguns anos… Hoje, ao rezar esta Palavra, experimentava fazê-lo com o coração aberto à novidade do encontro com Deus. Em primeiro lugar, o Espírito levou-me ao lema deste ano… “Deixai-vos transformar…”. É em Maria que isto se concretiza plenamente! Maria deixa Jesus entrar nela, entranhar-se, crescer nela, ir ocupando cada vez mais espaço. Maria deixa que, através dela, Jesus nasça para o mundo, para toda a humanidade. Para que cada ser humano possa sentir-se amado por este Deus Pai que quer chegar a todos e a cada um em especial. Hoje também somos visitados pelos anjos de Deus… Como é que os acolhemos? Andamos distraídos, cansados, preocupados, ocupados? Temos o nosso coração aberto, disposto a acolher os desafios a que o Senhor nos chama? Perante tudo isto, questionamo-nos como iremos concretizá-los, pois parece que nos ultrapassam ou que somos frágeis e limitados, ou que não somos as pessoas mais capazes… “Como é que isso pode ser?” Na Carta aos Efésios, capítulo 1, São Paulo escreve que somos abençoados, somos escolhidos, somos destinados… e somos filhos! Deus quer estar com cada um de nós e, simultaneamente, precisa da nossa ajuda para chegar aos outros. “O Espírito Santo descerá sobre ti e o poder do Deus altíssimo te cobrirá”. Somos chamados a fazer a nossa parte, que é indispensável para concretizar o sonho de Deus. 

 ORAÇÃO FINAL

  Que extraordinário é viver na certeza de que “Para Deus não há nada impossível!” Maria, ajuda-nos a viver este Advento com confiança e disponibilidade ao Espírito de Deus, para podermos dar à luz Jesus, nas nossas vidas e nas vidas dos outros. Amém!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário