terça-feira, 14 de dezembro de 2021

Evangelho e Reflexão do dia 14 de dezembro de 2021

 Santa e abençoada terça-feira para todos!!!

 “’Filho, vai hoje trabalhar na vinha’. Mas ele respondeu-lhe: ‘Não quero’. Depois, porém, arrependeu-se e foi” 

ORAÇÃO INICIAL

 Senhor, bom dia! Hoje, em pleno advento, tempo de espera, quero que seja realmente um dia de preparação para te conhecer. Conhecer os teus pensamentos e os teus sentimentos e convertê-los nos meus. 

 PALAVRA DE DEUS

 Escutamos o Evangelho São Mateus 21, 28-32: Naquele tempo, disse Jesus aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos do povo: «Que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Foi ter com o primeiro e disse-lhe: ‘Filho, vai hoje trabalhar na vinha’. Mas ele respondeu-lhe: ‘Não quero’. Depois, porém, arrependeu-se e foi. O homem dirigiu-se ao segundo filho e falou-lhe do mesmo modo. Ele respondeu: ‘Eu vou, Senhor’. Mas de facto não foi. Qual dos dois fez a vontade ao pai?» Eles responderam-Lhe: «O primeiro». Jesus disse-lhes: «Em verdade vos digo: Os publicanos e as mulheres de má vida irão diante de vós para o reino de Deus. João Baptista veio até vós, ensinando-vos o caminho da justiça, e não acreditastes nele; mas os publicanos e as mulheres de má vida acreditaram. E vós, que bem o vistes, não vos arrependestes, acreditando nele». 

 PISTAS DE ORAÇÃO

 Ler o evangelho de hoje lembra-me automaticamente a minha infância ou a dos nossos filhos, ou a recordação de alguém que diz: “sim, sim, eu faço!” e depois não faz, ou de algum outro momento que agora recordo com bondade, em que por culpabilidade, lá ia eu fazer o que os meus pais me tinham mandado. Jesus, neste momento, fala seriamente e afronta adultos supostamente maduros e informados. Jesus é motivo de escândalo, é exagerado e “mete todos no mesmo saco”: “todos vós que O vistes (o Messias) e não vos arrependestes!”. Como seria arrepender-me segundo Jesus? Seria não só falar d’Ele, mas acreditar n’Ele! Seria acreditar n’Ele e que isso fosse o motivo das minhas boas obras! Quantas vezes agimos ou voltamos atrás só por culpabilidade e não por genuíno amor ou porque estamos verdadeiramente arrependidos por não escutarmos o que o Pai, o Filho ou o Espírito Santo nos tinham “segredado” ou porque não retribuímos o amor que nos deram e dão de sobra, até a quem achamos que não merece… Senhor, hoje aprendi com o Teu exagero, que não queres que caminhemos por arrependimento ou por culpabilidade, mas por o muito Amor que de ti recebemos e que sempre poderemos receber se nos arrependermos acreditando em ti.

 ORAÇÃO FINAL

  Entrego-te, Senhor, este dia para que eu, hoje, possa dar o passo para o arrependimento verdadeiro, possa dar o passo de que os meus sentimentos sejam cada vez mais os Teus sentimentos e possa acreditar mais em Ti. Amém!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário