quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

Reflexão da Palavra de Deus do dia 22 de dezembro de 2021

 Santa e abençoada quarta-feira para todos!!! «Eis o menino por quem orei» 

ORAÇÃO INICIAL

 Bom dia, querida Família Divina. Estamos quase no Natal e mais uma vez somos convidados a celebrar a Vossa presença entre nós. Obrigado por nos recordarem que estamos salvos, que o Amor tem a última palavra, mas que tem o seu tempo. E agora é o tempo de nos recordarem que Jesus nasceu pobre, pequeno e frágil como tantas vezes o nosso amor, o nosso tempo e a nossa entrega, mas que não é por isso que é menos importante. 

 PALAVRA DE DEUS

 Hoje rezamos com a leitura do 1º livro de Samuel, capítulo 1 dos versículos 24 a 28: Naqueles dias, Ana tomou Samuel consigo e, levando um novilho de três anos, três medidas de farinha e um odre de vinho, conduziu-o à casa do Senhor, em Silo. O menino era muito pequeno. Imolaram o novilho e apresentaram o menino a Heli. Ana disse-lhe: «Ouve, meu senhor. Por tua vida, eu sou aquela mulher que esteve aqui orando ao Senhor na tua presença. Eis o menino por quem orei: o Senhor ouviu a minha súplica. Por isso também eu o ofereço para que seja consagrado ao Senhor todos os dias da sua vida». E adoraram o Senhor. 

 PISTAS 

Eu gosto de pensar no Natal como aquela manifestação gigante do amor de Deus por nós. Naquele momento de Israel era necessário revelar o rosto amoroso de Deus. E foi isso que aconteceu. Em muitos momentos ainda tenho uma imagem de um deus de leis e preceitos, de um deus distante e que não se aproxima. Mas este tempo de Natal é todo o contrário. Deus aproxima-se definitivamente, entra na nossa história de uma forma natural e idêntica à nossa e vai percorrer os nossos passos, viver a nossa vida para resgatar-nos para sempre dos nossos sofrimentos e limites. Hoje a leitura fala-nos de um menino que é consagrado a Deus para ser a salvação, por ser aquele que era esperado, aquele por quem muitos rezavam. Para além das semelhanças com a espera que o povo hebreu fazia do Messias, creio que Deus nos convida a acolhermos a nossa vida, seja qual for a nossa idade, da mesma forma. Como aquele que é esperado. E esperado para amar, para perdoar, para curar, para revelar o rosto amoroso de Deus, que é Pai e Mãe. A nossa vida terá tanto mais amor, felicidade e salvação, para nós e para o outro, quanto mais a vivermos como uma dádiva. Dando aquilo que somos. Todos temos tantos dons, tanta luz, e por vezes desperdiçamos tanto tempo com as nossas pequenas fraquezas e com os nossos pequenos limites. Somos um dom para o mundo. É isso que a leitura hoje nos quer dizer. Maria viu isso na proposta que Deus lhe fez e aceitou ser esse dom. Sem ela não haveria o Salvador, não existiria salvação. Sem nós o que deixaria de acontecer, o que deixará de acontecer? O lema deste ano da Família Missionária Verbum Dei, «deixai-vos transformar», aponta-nos as atitudes. Deixar que Deus atue em nós. Deixar que a palavra de Deus fale à nossa vida. Deixar que a pobreza, a pequenez, a fragilidade que contemplamos no presépio ilumine as nossas atitudes e pensamentos. 

 ORAÇÃO FINAL 

Maria e José, ajudem-nos a viver a escuta e a abertura à palavra de Deus como observamos na vossa vida e a colocar em prática aquilo que escutamos na oração. Amém!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário