quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

Evangelho e Reflexão do dia 15 de dezembro de 2021

 Santa e abençoada quarta-feira para todos!!! Quem és Tu? 

ORAÇÃO INICIAL

 Bom dia, Espírito Santo, querido amigo. Hoje, venho pedir-Te que me ensines a rezar o Advento. Que suscites em mim o desejo de saber esperar e de voltar, desde já, para Ti o meu coração. Que me deixe conduzir por Ti neste dia. 

 PALAVRA DE DEUS 

Rezamos Lucas 7, 19-23. João Batista chamou dois dos seus discípulos e enviou-os ao Senhor com esta mensagem: «És Tu Aquele que havia de vir ou devemos esperar outro?» Ao chegarem junto de Jesus, disseram-Lhe: «João Batista mandou-nos perguntar-Te: ‘És Tu Aquele que havia de vir ou devemos esperar outro?’» Nessa altura, Jesus curou muitas pessoas, de doenças, padecimentos e espíritos malignos e deu a vista a muitos cegos. Então respondeu-lhes: «Ide contar a João o que vistes e ouvistes: os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos ficam limpos, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e aos pobres é anunciado o Evangelho; e feliz daquele que não encontrar em Mim ocasião de queda». 

  PISTAS DE ORAÇÃO

 «És Tu Aquele que havia de vir ou devemos esperar outro?» Como João, tenho-Te feito, muitas vezes, essa pergunta, Senhor, sobretudo sempre que as circunstâncias que estou a viver não me falam do teu Amor ou quando experimento que o mal bate com força à minha porta. Obrigada pela Tua resposta, pois fazes-me perceber, que João Batista, eu, nós somos peregrinos e que não Te temos nas nossas mãos! Não somos os Teus donos para ditar como tens de ser e de agir; por isso, é preciso estar com o coração aberto. Penso naquilo que o Papa diz aos jovens: “«Quem és tu, Senhor?» (Atos 26, 15). Trata-se de uma questão extremamente importante e todos nós mais cedo ou mais tarde na vida devemos colocá-la. Não basta ter ouvido outros a falarem de Cristo; é necessário falar com Ele pessoalmente. No fundo, rezar é isto. É falar diretamente com Jesus, embora porventura tenhamos o coração ainda em desordem, a cabeça cheia de dúvidas ou mesmo de desprezo por Cristo e pelos cristãos. Não podemos presumir que todos conheçam Jesus, mesmo na era da internet. A pergunta que muitas pessoas dirigem a Jesus e à Igreja é precisamente esta: «Quem és?».” É esta pergunta que no fundo está a fazer o Batista. O Teu convite continua a ser o mesmo: “Vem e verás”: vê o que Eu sou capaz de fazer na tua vida e na vida dos outros. Experimenta, vive! A Tua resposta faz-nos ver que derrubas fronteiras, abres corações à universalidade, estás com todos e vens para todos. 

 ORAÇÃO FINAL

 Senhor, faz que descubramos que o Natal é, também, este desafio – pertencemos à grande família humana. Nós, que vivemos o particular, não nos esqueçamos do universal, dos cegos, dos leprosos… Porque Tu vens colocar no centro da nossa vida Deus – o olhar de Deus, o sorriso de Deus, a compaixão de Deus. Amém!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário