segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Evangelho e Reflexão do dia 13 de dezembro de 2021

 Santa e abençoada segunda-feira para todos!!! 

Quem é Aquele que vem habitar entre nós? 

 Oração inicial:

 Bom dia, Amigo Jesus! Aqui continuamos a caminhada de Advento, dispostos a deixar-nos transformar por Ti e pelo Teu Espírito. 

 Palavra de Deus:

 Hoje somos surpreendidos por esta leitura de Mateus (Mt 21, 23-27): Em seguida, entrou no templo. Quando estava a ensinar, foram ter com Ele os sumos sacerdotes e os anciãos do povo e disseram-Lhe: «Com que autoridade fazes isto? E quem Te deu tal poder?» Jesus respondeu-lhes: «Também Eu vou fazer-vos uma pergunta. Se me responderdes, digo-vos com que autoridade faço isto. De onde provinha o batismo de João: do Céu ou dos homens?» Mas eles começaram a pensar entre si: «Se respondermos: ‘Do Céu’, vai dizer-nos: ‘Porque não lhe destes crédito?’ E, se respondermos: ‘Dos homens’, ficamos com receio da multidão, pois todos têm João por um profeta. E responderam a Jesus: «Não sabemos.» Disse-lhes Ele, por seu turno: «Também Eu vos não digo com que autoridade faço isto.»

 PISTAS: 

Este encontro dos Sumos Sacerdotes e Anciãos com Jesus e de Jesus com eles, mostra ate que ponto a relação era tensa e dura, intencional e atual: «Com que autoridade fazes isso», perguntam,insistindo «Quem Te deu semelhante autoridade?» Mas Jesus não arreda pé e lança uma pergunta certeira: "De onde vinha o batismo de João, do Céu ou dos homens?". Os Sumos Sacerdotes e Anciãos não quiseram dar resposta, porque lhes comprometia a sua coerência e honestidade. Exigia-lhes, de facto, uma mudança de mentalidade. Jesus nem discutiu com eles. Simplesmente não respondeu à provocação de colocar em causa a sua credibilidade. Este texto pode parecer pouco adequado para este momento litúrgico. No entanto, considero que é extremamente pertinente para nos situar no Deus que vem até nós. Jesus é o Rosto do Pai no meio de nós. Ele Vem dizer-nos quem é o Pai e quanto somos amados por Ele. Ele vai adentrar-se e suportará as consequências da Sua fidelidade ao “Seu Pai e nosso Pai”, ao “Seu Deus e nosso Deus”. 

Oração final: 

Tempo de Advento, tempo propício para nos deixarmos introduzir no Mistério do Natal: Conhecer QUEM É AQUELE QUE VEM HABITAR ENTRE NÓS, para O poder amar e O poder seguir. Amém!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário