segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Evangelho e Reflexão do dia 20 de dezembro de 2021

 Santa e abençoada segunda-feira para todos!!! "Ó cheia de graça, o Senhor está contigo" 

ORAÇÃO INICIAL 

Bom dia, Pai! Como estás? Como Te sentes? Agradeço-Te muito este dia, o dom precioso da minha vida e de cada vida. Ensina-me a ouvir-Te com atenção e a pôr em prática a Tua Palavra, a estar atenta à beleza da vida e poder vivê-la em Ti e Contigo, procurando ver em cada pessoa um irmão. 

PALAVRA DE DEUS 

Ouço-Te no Evangelho de Lucas 1, 28-38: Ao entrar em casa dela, o anjo disse-lhe: «Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo.» Ao ouvir estas palavras, ela perturbou-se e inquiria de si própria o que significava tal saudação. Disse-lhe o anjo: «Maria, não temas, pois achaste graça diante de Deus. Hás-de conceber no teu seio e dar à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus. Será grande e vai chamar-se Filho do Altíssimo. O Senhor Deus vai dar-lhe o trono de seu pai David, reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim.» Maria disse ao anjo: «Como será isso, se eu não conheço homem?» O anjo respondeu-lhe: «O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo estenderá sobre ti a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer é Santo e será chamado Filho de Deus. Também a tua parente Isabel concebeu um filho na sua velhice e já está no sexto mês, ela, a quem chamavam estéril, porque nada é impossível a Deus.» Maria disse, então: «Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra.» E o anjo retirou-se de junto dela. 

 PISTAS DE ORAÇÃO 

Nesta leitura, Maria ouve o anjo numa atitude de recetividade, atenção e disponibilidade total. As palavras do anjo são muito positivas, Maria é cheia de graça, o Senhor está com Ela. O que poderiam significar? Será que a graça é um dom apenas oferecido a Maria? Depende só de Deus ou também de Maria? Na vida quotidiana, quantos anjos passam por mim, interior e exteriormente? Será que me apercebo e respondo? A minha relação com Deus, como é? Pai, como me posso abrir para Te aproximares mais de mim, de modo a escutar verdadeiramente? Qual o significado destas palavras na minha vida? Se todos fomos criados por Ti, havemos de ter graças, dons e talentos especiais, mas também medos, resistências e dificuldades. O que me pede hoje o Pai? Que pare e faça silêncio para ouvir? Que esteja atenta aos outros? Que vá ao encontro daquela colega que está só? Que tente resolver os conflitos, sendo assertiva? Que cuide da saúde e descanse? Que partilhe o que tenho e sou? Será que também temos medo, como Maria? Maria também não compreendia tudo, não controlava tudo. Mesmo que fosse mal interpretada, confiava e aceitava! 

ORAÇÃO FINAL

 Neste tempo de Advento, onde e como podes nascer em mim, Jesus?

Sem comentários:

Enviar um comentário